Ouvindo...

Carnaval BH 2025: em homenagem à escritora Carla Madeira, Samba Queixinho coloca o bloco na rua neste domingo (2)

A escolha vem do reconhecido do talento literário de Carla, mas também reafirma a importância da cultura e da literatura no cenário do Carnaval

A renomada escritora mineira Carla Madeira será a homenageada da vez do Bloco Unidos do Samba Queixinho, tradicional na folia mineira. O bloco, conhecido pela bateria ‘kabulosa’, promete uma celebração à altura do talento da escritora. Pode colocar na agenda: o cortejo ocorrerá na Praça da Liberdade, no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, no próximo domingo (2).

“Todo ano a gente um tema! Para nós é importante falar de figuras relevantes para nossa cultura e que representa o povo mineiro. Carla Madeira é uma mulher mineira, uma das maiores escritoras do país”, disse fundador do bloco, o jornalista e músico Gustavo Caetano, que comanda o bloco composto por repiques, surdos, tamborins, caixas e chocalhos desde 2009.

Ele contou que a autora tem uma conexão com o bloco, tendo tocado tamborim nos dois primeiros anos do Queixinho. “No último ensaio, ela tocou tamborim”, contou.

Leia também: Veja a programação dos Blocos de Carnaval em BH
Carnaval BH 2024: veja fotos do desfile do bloco Unidos do Samba Queixinho
Carnaval BH 2024: bloco Unidos do Samba Queixinho arrasta foliões pela Praça da Liberdade

A escolha vem do reconhecido do talento literário de Carla, mas também reafirma a importância da cultura e da literatura no cenário do Carnaval - unindo diferentes expressões artísticas em uma celebração única. O jornalista gastronômico Nenel Neto foi o homenageado do ano passado. Grupo Galpão, Giramundo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais também ganharam cortejos especiais.

Os livros da autora mineira, Tudo É Rio (2014, Quixote, 2021, Record), A Natureza da Mordida (2018, Record) e Véspera (2021, Record) já venderam 973.103 cópias.

Carla Madeira, além de uma carreira de sucesso na publicidade, tem se destacado como uma das vozes mais proeminentes da literatura brasileira contemporânea. Seu romance ‘Tudo é Rio’ não apenas ganhou um importante prêmio em Portugal, como também já alcançou leitores por todo o mundo.

O Unidos do Samba Queixinho, um dos responsáveis pelo reaquecimento do carnaval de rua da capital, espera cerca de 250 mil na Praça da Liberdade durante as seis horas nas quais os ritmistas colocarão em prática o ensaio que ocorre durante todo o ano.

Serviço

Data: domingo (2/3)
Local: Praça da Liberdade, no bairro Lourdes
Concentração: 14h00

Leia também

Apresentadora e produtora da Rádio Itatiaia. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialista em Mídias Digitais pela PUC Minas e em Produção de Rádio e TV pela Fumec. Já escreveu para as editorias de Política e Cidade nos jornais O Tempo e Super Notícia, e tem passagem pela FM O Tempo.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.