A Serra do Curral vai ganhar uma nova área verde com a cessão de aproximadamente 60 mil m². O acordo entrou em vigor nesta terça-feira (11) em comodato entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB) e a mineradora Vale.
O espaço visa a revitalização e reabertura de duas novas trilhas em área verde na Serra do Curral, entre a capital e a cidade de Nova Lima, na Grande BH.
Uma trilha que atualmente é fechada ao público — atualmente utilizada apenas por funcionários da serra como trilha de serviço — passa por restauração e deve ser aberta ao público. O trecho fica próximo ao mirante mais alto da Serra do Curral.
Com esta abertura, a área de cerca de 18 mil metros quadrados do terreno da Vale já haviam sido cedidos em 2011. Agora, com a cessão de mais 60 mil metros quadrados, a área verde disponível em breve aos visitantes é expandida chegando a quase 108 mil metros quadrados, utilizando o terreno da Mina de Águas Claras, desativada em 2002.
Deste modo, levando em consideração outro acordo entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Vale assinado no ano passado, fica viabilizado o projeto de criar uma opção de acesso ao Parque da Serra do Curral através da cidade de Nova Lima.
Segundo apurado pela Itatiaia, a previsão da prefeitura é concluir os trabalhos de revitalização da área em março deste ano, e posteriormente, a Trilha da Crista, que fica no topo da Serra, deve ser reaberta ao público. No caso desta trilha, com mais de 5 km de extensão, o acordo foi assinado em novembro do ano passado, e a rota está em fase final de revitalização.