A companhia aérea Azul anunciou, na manhã desta sexta-feira (7), novas rotas internacionais para a Argentina, mais especificamente para as cidades Bariloche e Mendoza.
Os novos voos incluem operações sazonais durante o inverno. A rota para Bariloche contará com três pontos de partida no Brasil: Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Porto Alegre.
Voos para Bariloche:
• Viracopos (VCP): 23/06 a 19/08 – 5 frequências semanais (Diário - exceto quarta e domingo)
• Confins (CNF): 25/06 a 17/08 – (quinta-feira)
• Porto Alegre (POA): 19/06 a 24/08 – 1 frequência semanal (quartas e domingos)
A nova operação, considerada robusta pela companhia, foi planejada em conjunto com a infraestrutura aeroportuária e operadores locais de Bariloche.
Além disso, Mendoza entra no mapa de destinos da Azul. Conhecida como uma das capitais mundiais do vinho, a cidade terá voos diretos partindo de Viracopos.
Voos para Mendoza:
• Viracopos (VCP): 17/06 a 22/08 – 3 frequências semanais
Segundo a Azul, a expectativa é que essa operação seja ampliada futuramente.
Autoridades destacam impacto positivo
O evento começou com um pronunciamento lamentando o acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (7) com uma aeronave de pequeno porte em São Paulo. Os executivos destacaram a segurança da operação comercial aérea brasileira.
Roberto, secretário de Turismo do Governo de São Paulo, afirmou: “Tenho certeza de que serão rotas de muito sucesso, produtos que vão cair no gosto dos passageiros.”
Já o gerente geral de malha e planejamento estratégico e aliança da Azul ressaltou as parcerias envolvidas e destacou a capacidade da operação:
“Serão dez mil assentos nesse período (até agosto). Teremos 90 voos de Viracopos, 60 voos de Confins e 34 voos de Porto Alegre.”
Aeroporto de Confins mais movimentado
Em entrevista à Itatiaia, o gerente de operações e segurança do BH Airport, Robson Freitas, afirmou que com essas novas opções, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, reforça sua vocação no circuito de aeroportos internacionais: “Temos uma parceria sólida com as empresas aéreas e com o governo do estado, que oferece alguns incentivos. Com esse anúncio de hoje para Bariloche, passamos de sete para oito destinos internacionais, reforçando o crescimento contínuo e robusto do BH Airport no mercado internacional.”
“Atualmente, os mineiros e demais passageiros que utilizam o BH Airport podem se conectar a mais de 70 destinos, sendo oito internacionais e mais de 60 domésticos. Isso reforça a importância estratégica do aeroporto para Minas Gerais e para o Brasil”.
o representante do governo de Minas Gerais, Ronaldo Barquette, Diretor de Atração de Investimentos (Invest Minas), reforçou à Itatiaia a importância do voo sazonal para o desenvolvimento do estado: “Os aeroportos hoje são grandes indutores do desenvolvimento regional. Quando você traz uma nova rota como essa, especialmente para Bariloche, você amplia as possibilidades, oferecendo mais praticidade e facilidade no trâmite, não apenas para passageiros e turistas, mas também para cargas e negócios”.
Ampliar o número de voos no Estado, segundo Barquette, beneficia passageiros e também a companhia, que recebe pontuação maior que se converte em redução na base de cálculo do ICMS sobre o querosene de aviação. Hoje, esse combustível representa cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea.
Por fim, ele destaca o retorno financeiro desses voos para Minas Gerais: “Se considerarmos que o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte cresceu 18% entre 2023 e 2024, enquanto a média dos aeroportos no país cresceu 5%, e que a Azul teve um crescimento de quase 80% no número de voos, já conseguimos ver o impacto direto desse incentivo no desenvolvimento do estado”.
* a reportagem viajou a convite da Azul