A partir desta quinta-feira (6)
Segundo Menezes, os sete hospitais cadastrados na rede SUS da capital mineira que suspenderam os procedimentos começarão a receber uma agenda de pacientes para a primeira consulta, denominada pré-cirúrgica. "É a consulta que vai, a partir dali, gerar ou não uma cirurgia, porque inclusive pode ser um caso de não gerar uma cirurgia eletiva por causa de alguma contraindicação ou de algum outro tratamento que pode ser implementado”, explicou o subsecretário.
Plano de compensação
Para compensar o período de interrupção, a Secretaria de Saúde está implementando ações junto aos hospitais visando ampliar a oferta de atendimentos. “A gente solicitou ontem, junto com o ofício solicitando a abertura já das vagas, que esses hospitais já façam propostas de ampliação de oferta”, informou Menezes.
O subsecretário ressaltou que os pacientes que já estavam com consultas marcadas nos hospitais foram atendidos durante o período de suspensão. A interrupção afetou apenas a entrada de novos pacientes na fila. Agora, aqueles que estavam aguardando voltarão a ser chamados para a primeira consulta pré-cirúrgica.
A Secretaria de Saúde aguarda as propostas dos hospitais para ampliar a oferta e minimizar os impactos da suspensão temporária dos procedimentos.