PBH autoriza retomada de cirurgias ortopédicas eletivas na rede municipal

Procedimentos foram suspensos devido à alta demanda de procedimentos ortopédicos de urgência

O Hospital das Clínicas solicita que os pacientes deixem para fazer os exames mais próximo das datas de retorno ao médico

Após 13 dias suspensas, as cirurgias ortopédicas eletivas nos hospitais da rede Belo Horizonte serão retomadas a partir desta quinta-feira (6). A suspensão dos procedimentos aconteceu devido à alta demanda de cirurgias de procedimentos ortopédicos de urgência envolvendo pessoas em acidentes de trânsito e quedas.

Os procedimentos eletivos ficaram suspensos entre os dias 22 de janeiro e 5 de fevereiro. Conforme dados da prefeitura de Belo Horizonte, nesse período foram realizadas 869 internações de ortopedia de urgência, e, no momento, existem 42 pacientes à espera de um leito ortopédico de urgência.

Antes da suspensão, uma média de cem pacientes por dia ficavam à espera por leitos para casos de urgência.

A liberação para as cirurgias eletivas foi repassada aos hospitais da Baleia, das Clínicas, Evangélico, Metropolitano Dr. Célio de Castro, São Francisco, Universitário Ciências Médicas e Santa Casa em um ofício enviado nessa segunda-feira (3).

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento

Ouvindo...