Ouvindo...

IPTU 2025: saiba o que acontece com quem não pagar até 31 de janeiro em BH

O desconto de 5% para o valor integral do imposto devido ou pelo menos duas parcelas antecipadas termina nesta sexta-feira (31)

IPTU de 2025 pode ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas até o dia 15 de cada mês

O prazo para o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com desconto de 5% termina nesta sexta-feira (31) para os contribuintes de Belo Horizonte.

Quem não realizar o pagamento até hoje (31) — o valor integral do imposto devido ou pelo menos duas parcelas antecipadas — perde o desconto de 5%.

Sendo assim, a partir de fevereiro, o IPTU de 2025 pode ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês.

Vale ressaltar que o desconto vale sobre qualquer valor entre o mínimo e o máximo indicado na guia, que está disponível no Portal da PBH e também foi enviada para a residência do contribuinte durante a primeira quinzena deste mês.

Como pagar?

A novidade da guia deste ano é a possibilidade de pagamento via PIX. O contribuinte só precisa acessar o QR Code pelo aplicativo do banco para realizar o pagamento via PIX. É necessário inserir o valor desejado, a data de pagamento e finalizar a transação com o QR Code que consta na guia do IPTU do imóvel.

Mais de 800 mil imóveis

A capital tem aproximadamente 867 mil imóveis no cadastro imobiliário, sendo 780 mil com lançamento de IPTU e 87 mil sem lançamento (desonerações integrais), conforme a PBH, em 2025.

O valor total lançado com IPTU e taxas para 2025 será de R$ 2,68 bilhões. E a arrecadação esperada é de R$ 2,25 bilhões, com 84% de adimplência.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde