A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (30) que o IPTU 2025 poderá ser quitado via PIX. O pagamento nesta modalidade valerá tanto para o valor integral do imposto, em janeiro, ou na quitação das parcelas a partir de fevereiro. A expectativa é que o município arrecade R$ 2,25 bilhões.
De acordo com o diretor de cadastro e atendimento ao contribuinte, Matheus Pacheco, a guia do IPTU contará com um QR Code para o pagamento via Pix. “Esse ano, teremos a possibilidade do pagamento via PIX. Para realizar o pagamento, basta escanear o QR Code presente na guia e realizar informando o valor que deseja pagar entre o mínimo e o máximo. Para ter o desconto, lembre-se de realizar o pagamento até o dia 31 de janeiro”, explica. Quem pagar o IPTU até o fim do próximo mês ganhará 5% de desconto no imposto.
Matheus ainda alerta que o contribuinte deve ficar atento para não cair em golpes, especialmente com a nova modalidade de pagamento. “A informação mais segura para o contribuinte conferir é sempre verificar o beneficiário, o CNPJ, o nome do beneficiário, sendo necessário que esteja em nome da Prefeitura o beneficiário”, disse.
Ainda segundo a prefeitura, o IPCAE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado de 2024 foi o parâmetro para o reajuste do IPTU 2025. Este índice representa a inflação oficial do país.
Este índice também motivou o desconto de 5% para quem pagar o IPTU em janeiro, percentual que é menor que o oferecido em janeiro deste ano, quando o desconto anunciado foi de 6% para quem quitasse o imposto em parcela única.