Ouvindo...

Promotora detalha campanha ‘Cartão Vermelho para o Feminicídio’ em Minas

Denise Guerzoni detalha ações para conter aumento de feminicídios no estado, que ocupa o segundo lugar no ranking nacional

‘Cartão Vermelho para o feminicídio” é uma ação do Ministério Público de Minas Gerais para intensificar o combate à violência contra a mulher. O estado, atualmente, ocupa o segundo lugar no ranking nacional com mais registros do crime.

Por isso, a promotora Denise Guerzoni, que assume como coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD), enfatiza a necessidade de uma abordagem complexa para combater o problema.

Medidas Protetivas

A promotora destaca a importância das medidas protetivas como um instrumento crucial na proteção das vítimas. “O Instituto das Medidas Protetivas é o ponto central da Lei Maria da Penha”, afirma Guerzoni, ressaltando a necessidade de tornar essas medidas mais conhecidas e acessíveis às vítimas.

Além disso, a coordenadora mostra a importância da prevenção. ‘Precisamos agir enquanto Estado, de forma articulada, através de grupos de intervenção estratégica com todas as forças do sistema de justiça, com foco na prevenção’, declarou.

Para o trabalho ser efetivo, é preciso a estreia colaboração de órgãos como as polícias Civil e Militar, Justiça e setores da saúde e da educação.

Campanha ‘Cartão Vermelho ao Feminicídio’

Guerzoni explicou que a nova campanha, intitulada ‘Cartão Vermelho ao Feminicídio’, busca envolver clubes de futebol mineiros na conscientização sobre o tema, aproveitando o alcance e a influência do esporte na sociedade.

A promotora fez um apelo direto aos times de futebol e à Federação Mineira de Futebol para que se tornem parceiros nesta campanha, visando ampliar a visibilidade da luta contra a violência doméstica.

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.