Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é a terceira cidade do Estado a realizar o teste do novo sistema de alertas. Ele aconteceu neste sábado (25), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e recebeu o nome de “Defesa Civil Alerta”. Belo Horizonte e Uberlândia, no Triângulo Mineiro também usam o método.
A nova ferramente permite o envio de avisos de emergência para os celulares das pessoas localizadas nas áreas de risco. O sistema é desenvolvido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ministério das Comunicações (MCom) e operadoras de telefonia.
Durante coletiva de imprensa, neste sábado (25), o prefeito da cidade, Sargento Rodolfo (Republicanos), falou que há novidades no sistema, implantado pela Defesa Civil Nacional. Segundo ele, todas as pessoas que estão no perímetro da cidade irão receber o alerta, quando for acionado — não apenas os moradores cadastrados.
“É uma ferramenta para salvar vida, que é o que realmente importa para a gente. Essa facilidade ao nosso cidadão e à pessoa que vem de fora é uma novidade e é importante”, disse.
O prefeito falou, também, do trabalho da gestão nas áreas de risco da cidade. “Estamos fazendo o levantamento não só terrestre, mas também espacial na cidade. A gente precisa estudar e saber em quais locais vamos atuar, caso venham possíveis desastres, enchentes e evacuações. Estamos fazendo toda a zeladoria de cidade”, concluiu.
Como funcionam os alertas
Os alertas são gratuitos e automáticos. Eles utilizam as redes 4G e 5G para alcançar moradores em regiões vulneráveis, sem necessidade de cadastro. Segundo a Coordenadora da Defesa Civil de Sabará, Lorena Ellen, 95% da população irá receber o alerta neste fim de semana, mas apenas para teste.
“Hoje, como será o teste, a gente vai ter 95% da população recebendo esse alerta, principalmente, quem está dentro do polígono desenhado na área de risco”, afirmou.