Pais ou responsáveis que ainda não efetivaram a matrícula escolar para o ano letivo de 2026 em Belo Horizonte precisam ficar atentos ao prazo. Termina nesta segunda-feira (22) o período para garantir a vaga de novos alunos na rede parceira da Secretaria Municipal de Educação.
O procedimento deve ser feito presencialmente, diretamente na escola para a qual o estudante foi direcionado durante o cadastramento escolar. O gerente de Planejamento do Atendimento Escolar de BH, André Luiz de Souza, orientou as famílias sobre os últimos passos do processo e a documentação necessária.
“Os pais que precisam fazer o cadastro ainda ou que não acessaram, entrem no
Segundo ele, muitas famílias deixam o processo para a última hora, mas o prazo se encerra nesta segunda-feira.
“A gente sabe que tem muita gente que deixa tudo para a última hora, mas tem que ficar atento porque esse prazo não vai ser prorrogado. Não tem previsão de prorrogação. Hoje é o último dia e a família deve comparecer à instituição parceira designada até as 17 horas”, reforçou.
Sobre a documentação exigida, André Luiz explicou que são itens básicos. “Além do comprovante retirado no site, são documentos simples: documentos do aluno, identidade, CPF, comprovante de residência e documentos da família. Toda a documentação está no protocolo que a família acessou no site”, disse.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foram registradas 36.639 inscrições para a rede pública, tanto para educação infantil quanto para ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O gerente esclareceu ainda que o prazo desta segunda-feira é exclusivo para a rede parceira. Já na rede própria, que inclui as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), o prazo final é 30 de dezembro. De acordo com o gerente da PBH, o procedimento de matrícula será o mesmo para todas as unidades.
Se a família não quiser a vaga designada, deverá aguardar a abertura do sobrecadastro escolar, com as vagas remanescentes. O processo, que será online, será aberto no início do ano letivo, no dia 4 de fevereiro de 2026.