Ouvindo...

Novas empresas vão operar linhas intermunicipais para o Sul de MG, após fim de contrato com a Gardênia

Linhas que eram operadas pela empresa foram transferidas definitivamente para cinco novas empresas, após determinação do Governo de Minas.

Empresa foi notificada para corrigir falhas e comprovar capacidade operacional e financeira, mas não atendeu às exigências.

Linhas intermunicipais do Sul de Minas não serão mais operadas pela Expresso Gardênia. A decisão foi oficializada nesta quinta-feira (23) pela Secretaria de Estado de Infraestrutura. A concessão agora passa para cinco novas empresas: Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul. Essas empresas começam a atuar oficialmente neste sábado (25) e vão atender 97 municípios da região.

Para evitar transtornos, as empresas que operavam temporariamente durante a suspensão da Gardênia foram orientadas a não comercializar passagens para viagens após essa data. Os bilhetes serão vendidos normalmente após o dia 25 pelas novas empresas e os preços permanecerão os mesmos, seguindo a regulamentação estadual. Os itinerários e horários das linhas também não devem passar por mudanças.

Relembre o caso

A decisão de encerrar os contratos da Expresso Gardênia é fruto de um processo que começou com a Operação Ponto Final, realizada em abril e maio de 2024 pela Seinfra e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Na ocasião, foram identificadas irregularidades na prestação do serviço, motivadas por denúncias de atrasos, má conservação dos veículos e falhas operacionais. Na operação, 34 ônibus foram retirados de circulação devido a problemas mecânicos, irregularidades em itens de segurança e descumprimento do quadro de horários.

A empresa foi notificada para corrigir as falhas e comprovar sua capacidade operacional e financeira, mas não atendeu às exigências dentro do prazo. Em junho do ano passado, os contratos foram suspensos e outras empresas assumiram as linhas de forma provisória. Sem resolver as irregularidades, a Gardênia formalizou um pedido de transferência das linhas para outras empresas. Após análise, a Seinfra aprovou a transferência para as cinco novas concessionárias.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia: