Já choveu mais de 60% do esperado para todo o mês na primeira quinzena de janeiro em Belo Horizonte. Os que aguardam ansiosos pelos típicos dias de muito sol firme terão que esperar mais um pouco: há previsões de chuva, pelo menos, até a próxima segunda-feira (20).
“Estamos no auge da estação chuvosa, com certeza teremos dias sem chuva, mas ainda não temos como afirmar a partir de quando”, disse a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo ela, o fim de semana deve ser quente, porém com as pancadas no fim de tarde. “A chuva reduz, mas chove num ponto da cidade e em outro não”, acrescentou.
A meteorologista explicou que os dias consecutivos de chuva na capital ocorrem devido à combinação entre aquecimento e disponibilidade de umidade, favorecendo as chuvas de verão. Todas as regiões da cidade ultrapassaram 40% do esperado para os 31 dias em 14. Veja abaixo o acumulado
- Barreiro: 180,6 (54,6%)
- Centro-Sul: 178,4 (53,9%)
- Leste: 164,0 (49,6%)
- Nordeste: 144,0 (43,5%)
- Noroeste: 222,8 (67,3%)
- Norte: 152,8 (46,2%)
- Oeste: 178,4 (53,9%)
- Pampulha: 137,4 (41,5%)
- Venda Nova: 170,4 (51,5%)
Fonte: Defesa Civil
Dias consecutivos de chuva
“Estamos no auge da estação chuvosa e, desde o início de janeiro, persiste o fluxo de umidade da Região Norte para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Semana passada, estivemos sob o efeito da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mantendo o tempo muito fechado com condição de chuva a qualquer hora”, disse.
No último fim de semana, a ZCAS migrou para o estado da Bahia, mas o fluxo de umidade da Amazônia persistiu direcionado para o estado, principalmente para o Centro-Norte do estado.
Isso explica o temporal que
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, na manhã de hoje, uma série de
Onda de calor por vir?
No ano passado, BH enfrentava ondas de calor nessa época. Mas, segundo a especialista, não há previsão para o fenômeno.
“Nos meses de verão, onda de calor somente se houver veranico. Veranico corresponde a um período de dias consecutivos sem chuva e com predomínio de sol. Por enquanto, não há previsão de veranico para o estado, consequentemente sem previsão por enquanto para onda de calor em Minas”, disse.
Novos temporais em Minas
Conforme Anete, não se pode descartar a possibilidade de temporais pelo menos até esta quinta-feira (16), principalmente Rio, Doce, do Norte, do Noroeste da Central Mineira.
“Hoje, o tempo fica encoberto a nublado com condições para chuva a qualquer hora no Noroeste, Norte e Jequitinhonha. Céu nublado com momentos de mormaço ou abertura de sol e as chuva ocorrendo preferencialmente a partir da tarde na Central Mineira, Região Metropolitana e Belo Horizonte, Rio Doce e Mucuri”, disse.
No restante do estado, o céu deve ficar parcialmente nublado com as típicas pancadas de verão ocorrendo de forma isolada a partir da tarde.