O Governo de Minas Gerais lançou nesta quarta-feira (15) por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o programa “Proteja Minas”, que visa a prevenção à violência contra a mulher.
Serão instaladas Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs) em cidades de todo o estado, que vão realizar atendimentos diretos a mulheres e meninas. A primeira cidade escolhida foi
Os atendimentos serão realizados por equipes multidisciplinares de psicólogos, assistentes sociais e profissionais do Direito.
O projeto prevê que as ações alcancem ambientes como associações de bairros e escolas para atingir meninas e mulheres que não têm histórico de violência e, assim, focar também na prevenção de ocorrências.
Trabalhos com homens também estão previstos no programa. Com eles, serão realizadas ações de conscientização e sensibilização para contribuir com a redução de violências.
O vice-governador afirmou que novo programa trabalha para inverter essa lógica. “Estigmatizado tem que ficar aquele que pratica a violência e naturalizada tem que ser a busca da ajuda para que a violência não continue acontecendo. É sobre isso que o Proteja Minas fala”, afirma Professor Mateus.