Ouvindo...

Governo de MG lança programa ‘Proteja Minas’ de prevenção à violência contra a mulher

Ubá, na Zona da Mata, será o primeiro município mineiro a receber as ações

Governo de MG lança programa ‘Proteja Minas’ de prevenção à violência contra a mulher

O Governo de Minas Gerais lançou nesta quarta-feira (15) por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o programa “Proteja Minas”, que visa a prevenção à violência contra a mulher.

Serão instaladas Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs) em cidades de todo o estado, que vão realizar atendimentos diretos a mulheres e meninas. A primeira cidade escolhida foi Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais.

Os atendimentos serão realizados por equipes multidisciplinares de psicólogos, assistentes sociais e profissionais do Direito.

O projeto prevê que as ações alcancem ambientes como associações de bairros e escolas para atingir meninas e mulheres que não têm histórico de violência e, assim, focar também na prevenção de ocorrências.

Leia também

Trabalhos com homens também estão previstos no programa. Com eles, serão realizadas ações de conscientização e sensibilização para contribuir com a redução de violências.

Professor Mateus (Novo), vice-governador de Minas Gerais, destacou no evento de lançamento do Proteja Minas que houve uma redução de 16% de feminicídios no estado em 2024 em relação a 2023. O número diminuiu de 187 para 156.

“Isso não é um resultado a ser comemorado, porque a gente continua tendo feminicídios no Brasil inteiro. Essa é uma chaga brasileira, a violência contra mulher. E há um componente cultural importante que precisa continuar sendo combatido: a normalização, por um lado, da violência contra mulher, e esse estigma causado na mulher que se levanta que buscar ajuda contra a violência foi praticada contra ela”, diz.

O vice-governador afirmou que novo programa trabalha para inverter essa lógica. “Estigmatizado tem que ficar aquele que pratica a violência e naturalizada tem que ser a busca da ajuda para que a violência não continue acontecendo. É sobre isso que o Proteja Minas fala”, afirma Professor Mateus.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Mineira de Resende Costa, Campo das Vertentes. Jornalista formada pela UFSJ, já trabalhou na Rádio Emboabas de São João del-Rei. Na Itatiaia, é editora do Jornal Itatiaia Primeira Edição e do Jornal da Tarde. Além de repórter, principalmente em Cidades