Ouvindo...

Inmet divulga alerta de mais chuva para Ipatinga no interior de MG; confira previsão

Cinco pessoas da mesma família morreram devido as fortes chuvas que atingiram a cidade.

Chuva em Ipatinga, no interior de Minas Gerais deixa diversos mortos.

De acordo com um alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há a possibilidade de mais chuvas para a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço ainda durante este domingo (12). Vale lembrar que conforme a prefeitura da cidade, dez pessoas morreram devido à tromba d'água que atingiu o município durante a noite desse sábado (11) e a manhã deste domingo. Cinco delas são da mesma família.

Segundo o alerta, deve chover entre 30 mm/h e 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A prefeitura de Ipatinga decretou situação de emergência e está na lista com outras 624 cidades que também podem ser atingidas até às 10h desta segunda-feira (13).

Em um decreto publicado pelo órgão, há previsão de grandes volumes de chuvas para os próximos dias, o que ocasionará em mais riscos aos moradores em virtude de possíveis alagamentos e desabamento/desmoronamento como os que já tem ocorrido.

Mortes em Ipatinga devido às chuvas

O número de mortes na cidade de Ipatinga, no Vale do Aço subiu para dez pessoas após uma forte chuva atingir a cidade durante a madrugada deste domingo (12). De acordo com o Secretário de Governo, Everton Campos, cinco pessoas da mesma família morreram soterradas, entre elas uma criança de oito anos.

Leia também

Confira os endereços dos soterramentos:

  • Rua Boston: 01 criança do sexo masculino de 8 anos;
  • Rua Turim, n.º 40: 5 vítimas da mesma família;
  • Rua Turim, n.º 225: 01 pessoa.
  • Rua Salomão: 01 homem de 30 anos;
  • Rua Tucanuçu: 01 idosa de 70 anos e 01 idosos de 70 anos — chegou a ser resgatado com vida, mas morreu no hospital.

Vídeo: tromba d'água mata criança e outras duas pessoas em Ipatinga, em MG.

Em decorrência da intensidade das chuvas, houve desmoronamentos em trechos de vias públicas, alagamentos em diversas ruas e bairros da cidade. A Unidade de Pronto Atendimento – UPA, também ficou alagada. Conforme os militares, houve 58 acionamentos referentes à chuva intensa que atingiu Ipatinga entre a noite desse sábado (11) e a manhã deste domingo (12).

Em alguns bairros, as fortes chuvas resultaram no deslocamento de taludes, encostas, enxurrada, episódios de desmoronamento, desabamento e deslizamentos de terras gerando interdição de imóveis particulares. Ainda de acordo com o prefeito, uma tromba d'água atingiu Ipatinga.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.