O número de mortes na cidade de Ipatinga, no Vale do Aço subiu para dez após uma forte chuva atingir a cidade durante a madrugada deste domingo (12). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Entre os mortos há uma criança de oito anos e cinco pessoas da mesma família.
A prefeitura da cidade
Confira os endereços dos soterramentos:
- Rua Boston: 01 criança do sexo masculino de 8 anos;
- Rua Turim, n.º 40: 5 vítimas da mesma família;
- Rua Turim, n.º 225: 01 pessoa.
- Rua Salomão: 01 homem de 30 anos;
Em decorrência da intensidade das chuvas, houve desmoronamentos em trechos de vias públicas, alagamentos em diversas ruas e bairros da cidade. A Unidade de Pronto Atendimento – UPA, também ficou alagada. Conforme os militares, houve 58 acionamentos referentes à chuva intensa que atingiu Ipatinga entre a noite desse sábado (11) e a manhã deste domingo (12).
Em alguns bairros,
“Uma forte tromba d'água pegou Ipatinga de surpresa nessa madrugada. Com 80 mm caindo em 1 hora, tivemos alguns pontos de alagamento pela cidade, mas nossas equipes da Defesa Civil, Bombeiros e GCM já estão nas ruas atentos. É um volume muito grande em pouco espaço de tempo. Casas que vieram barranco abaixo, avenidas obstruídas, lama, casas inundadas. Estamos com equipe na rua, mobilizando. A UPA também inundou porque o córrego Gerasa inundou toda a avenida. Já existe equipe a caminho da UPA e vamos trabalhar. Os casos mais urgentes estamos atuando, mas quem não conseguiu contato, seja Defesa Civil, Samu, ou bombeiros, nos mande na rede social”, pediu o prefeito.
Prefeitura decretou situação de emergência
A Prefeitura de Ipatinga, na região do Vale do Aço de Minas Gerais, decretou situação de emergência neste domingo (12), um dia depois a chuva que causou mortes e destruição em diferentes bairros da cidade.
Na cidade há previsão de grandes volumes de chuvas para os próximos dias, o que ocasionará em mais riscos, segundo a prefeitura. “Considerando que a situação de danos pela sua extensão, montante e potencial de risco se caracteriza como estado de emergência, vez que não apenas proporciona alteração intensa e grave das condições de normalidade na cidade e o atendimento pelo serviço público em geral, como também pela iminente possibilidade da ocorrência de um desastre, comprometendo a capacidade de resposta do Município”, disse uma nota publicada pelo diário oficial.