O número de pessoas desaparecidas que foram encontradas, em Minas Gerais, em 2024 aumentou em 4,4% em relação ao ano passado. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 4.857 pessoas, até então desaparecidas, foram localizadas em Minas neste ano. Os números são referentes ao período de janeiro a novembro dos dois anos.
As cidades com mais registros de desaparecimentos seguem tendência de grandeza populacional: a capital, Belo Horizonte, ficou com o primeiro lugar da lista, com 1.215 desaparecidos. A cidade é seguida por Uberlândia (344), Contagem (301) e Juiz de Fora (229).
Belo Horizonte, entretanto, apesar de ter o maior número de desaparecidos, possui destaque no aumento do número de pessoas encontradas na cidade. Segundo dados da Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida (DRPD), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o crescimento das localizações na capital, em 2024, foi de 19,8%.
O perfil dos desaparecidos em Minas é formado, em sua maioria, por pessoas de 35 a 64 anos (37,5%). Os adolescentes, entre 12 e 17 anos, representam 22%. No quesito cor de pele, seis a cada dez são autodeclarados pretos ou pardos.
Seis a cada dez pessoas desaparecidas são autodeclaradas pretas ou pardas
Leia mais:
Polícia Civil lança site que mapeia pessoas desaparecidas em Minas Gerais Cresce número de pessoas desaparecidas em Minas Gerais
As pessoas localizadas em 2024 não necessariamente foram classificadas como desaparecidas neste ano. Além disso, o número pode ser ainda maior, porque muitas famílias não registram na delegacia o retorno dos ausentes para casa.
O que fazer em caso de desaparecimento?
A polícia deve ser procurada imediatamente após a identificação da quebra da rotina da pessoa desaparecida. Não é necessário esperar 24 horas ou mais para registrar a ocorrência. Quanto mais rápido as autoridades forem notificadas, mais tempo elas têm para encontrar a pessoa buscada.
Esse registro pode ser feito em qualquer delegacia da Polícia Civil ou unidade da Polícia Militar (PMMG) mais próxima. É preciso levar o documento de identidade de quem faz a queixa e, também, uma foto recente e nítida de quem será procurado. Em Minas, o registro do desaparecimento também pode ser feito virtualmente por meio da
A Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida da Polícia Civil possui uma equipe disponível 24 horas por dia para receber informações sobre pessoas desaparecidas. O número é 0800 2828 197. Informações sobre desaparecimento também podem ser repassadas pelos números 197 (Polícia Civil) e 181 (Disque Denúncia com anonimato garantido).
*Sob supervisão de Felippe Drummond