Ouvindo...

BH: esquina onde nasceu o ‘Clube da Esquina’ é inaugurada após reforma com novidades

Imóvel na esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis, no bairro Santa Tereza, foi transformado em espaço de coworking com direito a “calçada da fama” de artistas mineiros e espaço instagramável

Uma das esquinas mais famosas de Belo Horizonte está de casa nova. A casa que fica no encontro das ruas Paraisópolis e Divinópolis, no bairro Santa Tereza, e viu o “nascimento” do Clube da Esquina foi reinaugurada nesta quinta-feira (19) após um longo tempo de reforma. O imóvel se tornou um espaço de coworking, mas sem deixar de lado o “passado musical” famoso.

Além dos espaços de trabalho dentro do imóvel, a fachada do imóvel ganhou novidades que prometem atrair moradores e turistas para o local. Um banco foi instalado na famosa esquina, que agora se transformou em um espaço intagramável e um ponto para novos “Encontros e Despedidas” (trocadilho intencional).

Calçada da fama

Além disso, a calçada da rua Paraisópolis ganhou uma “calçada da fama” destacando os nomes que fizeram parte do movimento musical mineiro mais famoso da história. Além de Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes, outros músicos foram lembrados, como Toninho Horta, Naná Vasconcelos e Robertinho Silva.

Em entrevista à Itatiaia durante o evento de reinauguração, o arquiteto Chico Casarões, cuja família é dona do imóvel há cerca de 70 anos, confessou que parte dos preparativos foram finalizados no último minuto.

“Eu saí daqui ontem era meia-noite. Apertei o último parafuso agora de tarde, fui em casa tomar banho e já voltei com o espaço aberto. A sensação que eu tenho agora é que eu estou anestesiado. Deu tudo certo e o resultado final superou as expectativas”

A também arquiteta Bruna de Sá revelou que já há fila de interessados em usar o espaço: “nós temos gente que só estava esperando o espaço ser inaugurado para vir visitar. Nossa sala, por exemplo, tem seis postos de trabalho e dois já estão ocupados. Se precisar, a gente disponibiliza espaço até na nossa sala mesmo”

“Já estamos pensando em formas de ampliar o espaço. A casa é limitada à esquina, então só se a gente crescer pra cima”, brinca Chico.

Além do evento exclusivo para imprensa e convidados, a inauguração fechou parte da rua Divinópolis, que foi ocupada por food trucks e mesas, atraindo moradores da região e visitantes em geral.

Casa da Esquina

O imóvel que fica na esquina da Paraisópolis com Divinópolis pertence à família do arquiteto Chico Casarões há cerca de 70 anos. No imóvel, o pai e os avós dele acompanharam o surgimento do movimento musical que marcou a música brasileira: ‘o quarto que fica na esquina era o quarto em que minha avó dormia. Eu convivia com ela e dormia nesse quarto. A gente brinca que aquela é a janela lateral do quarto de dormir’, disse Chico durante entrevista à Itatiaia em junho.

O imóvel acabou ficando fechado por muitos anos, o que gerou incômodo em Chico. Por isso, ele e a também arquiteta Bruna de Sá decidiram fazer um projeto para revitalizar não apenas a esquina, mas também o imóvel como um todo. A casa, construída nos anos 1950, possui vários itens de época, como piano de parede, geladeira, lustres, móveis e até piso de granilite. Todos esses itens foram mantidos e integrados a nova finalidade do imóvel, que deixou de ser residencial para se tornar um espaço de coworking e trabalhos culturais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.