Celebrando toda a fé e tradição do nosso povo, Minas Gerais se ilumina na terceira edição do Natal da Mineiridade, uma promoção do Governo de Minas, com o patrocínio da Cemig. Neste ano, Belo Horizonte e mais 25 cidades mineiras se transformam em palcos para 800 atrações, levando o espírito natalino a todos os cantos do estado.
Encanto e cultura na Praça da Liberdade
Mais uma vez, a Praça da Liberdade é o grande destaque do Natal da Mineiridade. O Natal Iluminado, projeto artístico e cultural de decoração e iluminação, traz o conceito de uma celebração que une as tradições natalinas à rica identidade cultural de Minas Gerais. Com curadoria dos profissionais da Festa da Luz e da Nossa Senhora das Produções, o objetivo é reviver as memórias afetivas do Natal mineiro por meio de elementos decorativos inspirados na arte e cultura locais.
A decoração inclui o Pórtico Alameda Travessia, cuja entrada remete às portas das igrejas barrocas de Minas Gerais, e o Túnel de Luz, uma travessia iluminada com animações programáveis, que guiam o público até o Palácio da Liberdade, transformado, até 23 de dezembro, no Palácio do Natal.
No Palácio, uma majestosa árvore de Natal, inspirada na grandiosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano, divide espaço com um presépio artesanal em cerâmica, assinado por Anísia Lima, homenageando o Vale do Jequitinhonha. As figuras remetem ao povo mineiro, conectando a celebração do nascimento de Jesus à identidade cultural local. Em meio à toda essa magia, um Papai Noel gigante de oito metros, adornado com símbolos típicos de Minas, encanta crianças e adultos.
Mas as atrações na Praça da Liberdade vão além da decoração. Apresentações de corais, cantatas e intervenções artísticas enchem o ambiente de magia. Um espaço de economia criativa destaca o artesanato e a gastronomia locais, aproximando o público das tradições mineiras. As fachadas dos prédios históricos ganham vida com projeções artísticas, complementando o espetáculo visual.
Um presente da Cemig para Minas
Patrocinadora do evento, a Cemig está investindo cerca de R$ 10 milhões num grandioso projeto de iluminação e decoração da Praça e Palácio da Liberdade e atrações em 25 cidades mineiras.
As iniciativas selecionadas por meio de edital, incluem exposição de presépios, apresentações musicais e de dança, além da montagem de clássicas decorações e projeções luminosas. O alcance das ações reforça o compromisso da Cemig com a valorização da cultura e das tradições mineiras.
Pelo interior, luzes e cultura que encantam
Enquanto Belo Horizonte se destaca com o Circuito Liberdade, cidades do interior também vivem toda a magia do Natal da Mineiridade. Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina encantam com suas tradições barrocas; e do norte ao sul do estado, a programação inclui uma diversidade de atrações que refletem a hospitalidade e criatividade mineiras.
Por toda Minas, apresentações musicais, exposições de presépios e feiras de artesanato se misturam a uma iluminação especial, criando cenários que evocam memórias afetivas. Esse movimento descentralizado reforça as tradições culturais de cada região, promovendo encontros e experiências entre moradores e turistas.
Referência nas celebrações natalinas
Consolidando Minas Gerais como um dos principais destinos natalinos do Brasil, o Natal da Mineiridade é um retrato da alma mineira. A união de história, fé e tradição não só encanta quem participa, mas também movimenta a economia, gerando empregos e fortalecendo o turismo. Em 2023, o evento foi responsável por gerar uma circulação de cerca de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano é esperado um aumento do fluxo turístico em 20%, com uma média de ocupação hoteleira em 80%.
Com toda a tradição e um espetáculo de luzes, em Minas, o Natal é uma verdadeira celebração da fé e da cultura. O Natal da Mineiridade segue até o dia 06/01/25, com o encerramento das atrações na apresentação da festa de Folia de Reis. Para conferir a programação completa,