Ouvindo...

Buritis é o bairro mais populoso de Minas; Castelo cresce 68%, aponta IBGE

Bairro Castelo, na região da Pampulha, salta da 45ª colocação em 2010 para a 6ª, em 2022

Buritis tem mais de 40 mil moradores

O bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte, é o mais populoso de Minas Gerais. É o que aponta dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o levantamento, o Buritis ocupava a terceira posição em 2010, mas passou os bairros Santa Mônica (Uberlândia) e Sagrada Família (Belo Horizonte). Já o bairro Castelo, também na capital, saiu da 45ª colocação, em 2010, para a 6ª, em 2022.

No Censo 2022, o IBGE investigou a situação dos domicílios (urbana ou rural) e as populações por bairros (naqueles municípios que contavam com legislação definidora de bairros antes da operação censitária) e por setores censitários.

“O Buritis, portanto, ultrapassou ambos em 2022, com um crescimento populacional de cerca de 13 mil pessoas entre os dois censos. Analisando o ranking dos mais populosos, chama atenção a ascensão dos bairros vizinhos Castelo e Ouro Preto, na região da Pampulha, em Belo Horizonte: Em 2010, ambos registraram praticamente a mesma população, de 17 mil pessoas. Em 2022, o bairro Ouro Preto saiu da 44ª colocação para a 20ª, com 20,5 mil pessoas. O crescimento do Castelo, porém, é ainda mais significativo: saiu da 45ª colocação para a 6ª, com um acréscimo populacional de 10,1 mil pessoas em 2022.

Veja a lista:

Buritis desbanca Sagrada Família e passa a ser o bairro mais populoso do estado

“Os dados divulgados hoje viabilizam uma ampla gama de análises e estudos técnicos, com a composição de recortes personalizados de acordo com o interesse do usuário. Cada setor censitário é identificado a partir de sua localização quanto à divisão político-administrativa do país - municípios, distritos, subdistritos - e pode trazer atributos que servem para destacar estruturas territoriais específicas - bairros, povoados, lugarejos, núcleos urbanos, favelas e comunidades
urbanas, agrupamentos indígenas e quilombolas, entre outros”, diz nota do IBGE.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.