O Metrô BH vai realizar mais uma etapa de obra de revitalização, e com isso, alterar o tempo das viagens entre os dias 15 e 24 de novembro. Durante esse período nos dias úteis, o intervalo entre as viagens será de 13 minutos nos horários de pico e de 20 minutos nos demais horários.
Na Estação Santa Tereza, durante os horários de pico, haverá baldeação, ou seja, os usuários precisam desembarcar do trem e embarcar na via oposta, para continuar a viagem. O responsável pela engenharia e manutenção do metrô de BH, Aloisio Viana, orienta: “Chegar, na medida do possível, um pouco mais cedo. Porque como a gente circula com uma única linha do metrô, o tempo de distância entre um trem e outro vai passar de 7 minutos e meio, no horário habitual durante o pico para 13 minutos durante esse mesmo pico”.
A estação Santa Teresa será dividida ao meio, com um local para embarque e outro para desembarque. Para evitar que exista a coincidência de pessoas querendo embarcar e desembarcar ao mesmo tempo. “A gente divide a plataforma em em duas metades, de forma que aqueles usuários que precisarem embarcar sentido Eldorado vão todos para um lado da plataforma. Os usuários que precisarem embarcar sentido Vilarinho, vão para o outro lado da plataforma. Então não haverá a coincidência de desembarque e embarque no mesmo ponto”, explica o engenheiro.
As obras acontecem durante 24 horas sem intervalos, com cerca de 90 profissionais envolvidos. Será feito em 245 metros da via, a substituição do trilho antigo, limpeza do local, e troca da brita. Até 2025 serão trocados cinco quilômetros e 800 metros da via permanente, com essa etapa da obra serão concluídos a reparação de três quilômetros e 200 metros.
Leia mais:
- Baldeação e intervalos maiores: Metrô de BH terá mudanças na próxima semana
- Trem do metrô de BH dá problema, causa superlotação e estação é fechada nesta quarta (9)
- Metrô de BH: desapropriações na Linha 2 vão afetar 343 famílias
De acordo com o gerente de manutenção da Metrô BH, Roberto Fischer, a obra será realizada em um período de menor movimento, com os feriados do dia 15 e 20 de novembro. Ainda de acordo com ele, a obra segue o cronograma estabelecido com intervenções programadas até março do ano que vem. “Nós temos um cronograma definido até março de 2025. A gente procura sempre avaliar os menores impactos possíveis, para que a gente minimize o máximo possível o impacto para o usuário do sistema”, garante.
A operação especial começa no dia 14 de novembro após às 23 horas, horário que não tem mais circulação de trens. Durante todo o período haverá comunicação visual e avisos sonoros informativos, bem como colaboradores do Metrô BH orientando os clientes.