Pessoas diabéticas estão enfrentando dificuldades para encontrarem insulina em farmácias privadas de Belo Horizonte. Um levantamento realizado em setembro pela Associação Nacional de Hospitais Privados revelou que 79% das unidades entrevistadas tiveram problemas para adquirirem insulina humana.
A crise no abastecimento foi anunciada em junho pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. Na ocasião, o laboratório alertou que haveria indisponibilidade de fornecimento das insulinas humanas regular e NPH à farmácia popular e à rede de farmácia. A Itatiaia foi até grandes redes da capital mineira e constatou que o medicamento realmente está em falta.
Leia também:
Uma mulher, que preferiu não ser identificada, contou sobre o medo da falta de previsão para a notmalização do fornecimento. “Já procurei insulina injetável em todas as farmácias, mas nenhuma das redes tem. Isso já há um tempo! Meu marido é diabético grave. Quando terminar o último vidro, não sei o que será feito porque ele toma três vezes por dia como milhões de pessoas. Fico preocupada”, disse
A prefeitura de Belo Horizonte também foi procurada pela Itatiaia e, por meio de nota, informou que o estoque de insulina injetável está abastecido na capital mineira.