Ouvindo...

Falta de insulina injetável nas farmácias de BH coloca diabéticos em risco: ‘Preocupada’

A crise no abastecimento foi anunciada em junho pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk; prefeitura nega falta de insulina na rede pública

Pessoas diabéticas estão enfrentando dificuldades para encontrarem insulina em farmácias privadas de Belo Horizonte. Um levantamento realizado em setembro pela Associação Nacional de Hospitais Privados revelou que 79% das unidades entrevistadas tiveram problemas para adquirirem insulina humana.

A crise no abastecimento foi anunciada em junho pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. Na ocasião, o laboratório alertou que haveria indisponibilidade de fornecimento das insulinas humanas regular e NPH à farmácia popular e à rede de farmácia. A Itatiaia foi até grandes redes da capital mineira e constatou que o medicamento realmente está em falta.

Leia também: Saiba a importância da atividade física para o controle da diabetes
Adolescente com diabetes quer que eliminação após sensor de glicemia disparar mude regras do Enem

Uma mulher, que preferiu não ser identificada, contou sobre o medo da falta de previsão para a notmalização do fornecimento. “Já procurei insulina injetável em todas as farmácias, mas nenhuma das redes tem. Isso já há um tempo! Meu marido é diabético grave. Quando terminar o último vidro, não sei o que será feito porque ele toma três vezes por dia como milhões de pessoas. Fico preocupada”, disse

Leia também

A prefeitura de Belo Horizonte também foi procurada pela Itatiaia e, por meio de nota, informou que o estoque de insulina injetável está abastecido na capital mineira.


Participe dos canais da Itatiaia:

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.