A eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seção Minas Gerais (OAB-MG) está se aproximando, com data marcada para 17 de novembro. O Jornal da Itatiaia traçou um perfil dos candidatos que disputam o cargo, destacando suas propostas e visões para a instituição.
Um dos candidatos entrevistados foi Gustavo Chalfun, advogado, mestre em direito, pós-graduado em Processo Civil pela PUC Minas, professor e presidente do conselho deliberativo da universidade, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG), e coordenador nacional da Caixa de Assistência dos Advogados na região Sudeste. Chalfun concorre à presidência da OAB Minas pela chapa ‘OAB no Caminho Certo’.
Ao ser questionado sobre sua motivação para concorrer à presidência, Gustavo Chalfun afirmou:
“A razão de ser candidato é a oportunidade de que alguém vindo do interior, estando na capital, possa representar os mais de 140 mil advogados e advogadas de todo o estado. Acreditar que a inovação, inclusão e avanço, elementos indissociáveis à gestão do presidente Sérgio Leonardo, devem ser mantidos como um norte de valorização da advocacia de Minas Gerais. É também um norte, acima de tudo, que tem o advogado e advogada como um elemento chave na construção de uma sociedade melhor”, afirmou.
O candidato elogiou a atual gestão da OAB Minas e disse querer continuar o legado do presidente Sérgio Leonardo.
“A presidência da OAB de Minas Gerais nunca esteve tão bem representada. Evidentemente que, com a evolução na vida em sociedade, melhorias podem e devem acontecer. É isso que nos propomos. Nós nos propomos a sermos coerentes, firmes, concisos e corajosos na defesa intransigente dos direitos da advocacia, da defesa do estado democrático de direito, da boa aplicação das leis, da justiça social. Dar a advocacia, medidas e alternativas para que esse advogado ou advogada continue no caminho certo. Acima de tudo, aprimorar aquilo que deu certo: o sistema de defesa das prerrogativas e a criação da primeira procuradoria de honorários do Brasil, que será fixada a partir do dia 6 de janeiro, em Minas Gerais, sendo a pioneira em todo o país”, disse.
Veja os demais candidatos:
- Eleições na OAB-MG: conheça Raimundo Cândido Neto, candidato à presidência
- Eleições na OAB-MG: conheça Adriano Cardoso, candidato à presidência
Chalfun diz estar feliz com a campanha e que acredita na vitória da sua chapa.
“Eu estou muito feliz com essa caminhada, uma caminhada abraçada pela advocacia de Minas Gerais. Das 251 subseções do estado, são mais de 230 que apoiam a ‘OAB no Caminho Certo’. Eu tenho absoluta convicção da nossa vitória no próximo dia 17. Uma vitória que deixa a OAB no caminho certo, que deixa a OAB na trilha certa, com a certeza de que, com muito trabalho e dedicação, nós continuaremos inovando, incluindo e avançando”, conclui.
As eleições institucionais da OAB-MG para o triênio 2025-2027 serão realizadas online no dia 17 de novembro, das 9h às 17h, em todo o estado. Além da presidência, serão eleitos representantes para diversos cargos, incluindo diretoria seccional, conselheiros seccionais e federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, diretoria das subseções e conselheiros subseccionais.