Ouvindo...

Eleições na OAB-MG: conheça Adriano Cardoso, candidato à presidência

Eleição para o triênio 2025-2027 está marcada para o dia 17 de novembro

A eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seção Minas Gerais (OAB-MG) está se aproximando, com data marcada para 17 de novembro. O Jornal da Itatiaia traçou um perfil dos candidatos que disputam o cargo, destacando suas propostas e visões para a instituição.

Um dos candidatos entrevistados foi Adriano Cardoso, advogado formado pela Universidade Fumec, ex-secretário-geral da OAB/MG, ex-presidente da OAB jovem, e professor de Processo Civil da PUC Minas. Adriano, que também atua na área da advocacia eleitoral e empresarial, concorre pela primeira vez à presidência da OAB Minas pela chapa ‘OAB em Suas Mãos’.

Ao ser questionado sobre sua motivação para concorrer à presidência, Adriano Cardoso afirmou:

“Já participei de diversas funções na OAB/MG e senti que era um momento de dar um passo adiante. Coloquei o meu nome em um grupo de várias pessoas para dar à advocacia mineira a oportunidade de votar em alguém de fora do eixo de duas famílias: Cândidos ou Leonardos. Entendemos que há muito por fazer pela advocacia, em especial aos colegas do interior. À título de exemplo, nós temos aqui em Belo Horizonte uma academia que acaba servindo apenas a quem mora no bairro onde a academia está. Nós entendemos que é preciso que nós tenhamos um olhar voltado para o colega do interior, que paga o mesmo valor da anuidade do colega da capital”, disse.

Leia também

O candidato também criticou a gestão de Sérgio Leonardo, atual presidente da OAB Minas.

“Eu quero fazer uma uma presidência voltada exclusivamente para a atenção ao advogado de Minas Gerais. Entendemos que a gestão do momento está bastante instagramável, mas não está voltada para as necessidades básicas do advogado. Precisamos dar atenção ao advogado ou à advogada que, por exemplo, não tem onde deixar seu filho na primeira infância. Para isso, faremos uma bolsa creche para que eles possam deixar os filhos em creches em qualquer lugar do estado. Iremos credencia-las junto à nossa casa de assistência para humanizar a advocacia, e fazer com que os advogados tenham condições de trabalhar e deixar seus filhos na escola”.

Veja os demais candidatos:

Em relação à proposta geral de sua campanha, Cardoso é enfático:

“Nossa mensagem é disruptiva. Ela visa trazer à advocacia e a colocar na mão do advogado ou advogada de Minas Gerais, em especial daquele desprovido de um sobrenome famoso e que não tem herança política na casa. Então, agora é a vez do Silva, é a vez do José, do João, de todo e qualquer lugar de Minas Gerais. Venha somar conosco: Adriano Cardoso presidente, Chapa 5, ‘OAB em Suas Mãos’”, concluiu.

As eleições institucionais da OAB de Minas para o triênio 2025-2027 acontecem de forma online, no dia 17 de novembro, das 9h às 17h, em todo o estado. Serão eleitos os representantes da advocacia Estadual na seccional e nas 251 uma subseções, bem como os integrantes da Diretoria da Seccional, dos conselheiros seccionais, dos conselheiros federais, da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, da Diretoria da subseções, e dos conselheiros subseccionais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.
Leia mais