A Itatiaia registrou a maior audiência de sua história no site www.itatiaia.com.br neste mês de outubro. Foram mais de 72 milhões de pageviews. Para ser mais exato, foram 72.685.874 páginas lidas no site da Itatiaia nos 31 dias do último mês.
Essa audiência foi projetada no início do ano e construída em todos os meses de 2024. O objetivo era alcançar tal número com ajuda do desejo dos nossos antigos e novos usuários por notícias e informações das Eleições.
E isso foi feito. Só no dia 6 de outubro, no primeiro turno da votação, o Portal Itatiaia registrou 20 milhões de pageviews. No segundo turno, com apenas 51 cidades envolvidas, foram 3,5 milhões de pageviews.
Eleições como carro-chefe da audiência
A Itatiaia, pela primeira vez em sua história, acompanhou a apuração em todas as mais de 5 mil cidades brasileiras, com apuração em tempo real de todas elas para a escolha dos novos prefeito e vereadores.
Também foi feita uma página para cada um dos mais de 400 mil candidatos, com nome, número de urna e informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ajudando no voto dos eleitores.
“Além de acesso, também prezamos por entregar um site estável e com todos os dados durante a Eleição. Quem entrou no site da Itatiaia não se frustrou e acompanhou durante o primeiro e o segundo turno toda a apuração em tempo real”, destacou o gerente digital da Itatiaia, Cândido Henrique Silva.
Integração Dial e Digital
A Eleição marca também a integração de produção de conteúdo para o Dial e também para o Digital. Foram mais de 200 profissionais envolvidos na cobertura histórica das Eleições 2024, com repórteres em todas as regiões do Brasil, trazendo informações em primeira mão no Rádio, no Portal, no Youtube e nas outras redes sociais.
O projeto foi liderado pelo nosso Vice-Presidente, João Vítor Xavier, e pela Diretora de Jornalismo, Maria Cláudia Santos, contando com a dedicação de uma equipe multidisciplinar de talentos.
Foram meses de planejamento e empenho para garantir que levássemos informação de qualidade a quem realmente importa: nossos ouvintes e espectadores. “Nesta eleição, demos um salto significativo em termos de tecnologia, ampliamos nossas coberturas ao vivo e aumentamos a quantidade de produtos em relação às eleições anteriores”, conta Maria Cláudia.
Pela primeira vez, realizamos uma cobertura eleitoral inédita para a Itatiaia, que incluiu a transmissão de 17 debates ao vivo para prefeituras de Minas Gerais, a condução de 16 sabatinas com candidatos e a realização de 25 pesquisas de intenção de voto, abrangendo os principais colégios eleitorais do estado.
DNA do Esporte
Além das Eleições 2024, o futebol também ajudou na audiência recorde da Itatiaia em outubro. Além dos jogos de Atlético e Cruzeiro na Libertadores e na Copa Sul-Americana, respectivamente, a votação da Bola de Ouro também ajudou a construir esse grande volume de acessos.
“Aliamos conteúdo de qualidade com dados daquilo que os usuários gostariam de consumir em um site de notícias para alcançar número tão expressivo. Também tomamos muito cuidado com as questões técnicas, como servidores e imagens do site”, reforçou João Vítor Xavier, vice-presidente do Grupo Itatiaia.
Recordes no Youtube
Em outubro de 2024, o canal oficial da Itatiaia no Youtube chegou a 635 milhões de visualizações no ano, superando em 100% todo o ano de 2023. Além disso, o canal oficial bateu mais 1 milhão de inscritos e agora somos 2,4 milhões no canal oficial e mais 450 mil no canal de Esporte.
A cobertura da apuração eleitoral do primeiro turno marcou a maior audiência de um programa jornalístico com mais de 450 mil visualizações, em uma produção totalmente multiplataforma.
No mês de outubro também, a transmissão do jogo entre Atlético e Fluminense, pelas quartas de final da Copa Libertadores, registrou a maior audiência a história de um evento ao vivo do canal. Foram 1,2 milhão de visualizações.
“Cada vez mais a equipe de vídeo, integrada aos times do portal e do dial, constrói uma mentalidade de produção coletiva e com a consciência de que a distribuição em áudio, vídeo e texto potencializa a força da marca Itatiaia”, sublinhou Armando Oliveira, gerente de Vídeo da Itatiaia.