No terceiro dia da ação de fiscalização nas unidades de saúde de Minas Gerais promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), os agentes encontraram várias irregularidades nas UPAs Venda Nova e Barreiro, em BH. À Itatiaia, o coordenador de autoria operacional do TCE, Ryan Brunner, afirmou que na UPA Venda Nova foi encontrado um paciente agonizando.
Leia mais:
No total, 67 unidades de saúde foram fiscalizadas em cidades da região metropolitana e de Belo Horizonte e em cidades do interior. As inspeções verificam a estrutura dos locais, condições de atendimento aos pacientes, documentações, como folha de ponto de médicos e enfermeiros, condições de mobiliários e situação dos insumos, como medicamentos vencidos e armazenados fora do prazo de validade.
“Foi encontrado um paciente agonizando na recepção da UPA. Os auditores também encontram banheiros com problemas, com sanitários interditados, equipamentos em desuso, equipamentos de incêndio sem poder ser utilizados. São vários problemas que estão sendo encontrados e a equipe ainda está no início dos trabalhos”, detalha Brunner sobre a UPA Venda Nova.
Segundo o coordenador, essa é a primeira vez que o Tribunal de Contas do Estado realiza auditorias em muitos municípios de forma simultânea.
Outros flagrantes
A ação de fiscalização já havia identificado, entre terça (5) e quarta-feira (6), que dos 50 locais verificados, 80% não tinham o alto de vistoria do Corpo de Bombeiros, e que 30$ deles tinham medicamentos vencidos. A analista de controle externo do TCEMG, Luisa Queiroz, também detalhou que em algumas unidades médicos não têm cumprido as escalas.
“Inclusive, identificamos médicos que estão batendo ponto e não estando no local de trabalho. Também encontramos medicamentos vencidos em várias dessas unidades, o que a gente considera muito grave”, explicou.
A Itatiaia pediu nota a Secretaria de Estado de Saúde sobre o assunto e aguarda resposta.