Ouvindo...

FBI investiga urnas queimadas em dois estados dos EUA

Centenas de votos foram destruídos em Washington e Oregon

Donald Trump é ex-presidente dos EUA e disputa a Casa Branca com Kamala Harris, atual vice-presidente de Joe Biden, que desistiu da candidatura

O Federal Bureau of Investigation (FBI) iniciou uma investigação sobre a queima de urnas eleitorais nos estados de Washington e Oregon, nos Estados Unidos, a poucos dias das eleições presidenciais. As autoridades suspeitam que os incidentes, que resultaram na destruição de centenas de votos, possam estar relacionados.

As urnas em questão estavam instaladas em locais públicos e eram destinadas à votação antecipada para as eleições de 5 de novembro, quando os eleitores americanos escolherão entre Donald Trump e Kamala Harris para suceder o atual presidente democrata Joe Biden.

Leia também

Às vésperas da eleição nos EUA, Steve Bannon, guru de Trump, sai da prisão

Promotor público da Filadélfia processa Elon Musk por interferência nas eleições dos EUA

Joe Biden vota antecipadamente em Kamala Harris nos Estados Unidos

Impacto nas eleições e medidas de segurança

O ataque às urnas levanta preocupações sobre a segurança do processo eleitoral e a integridade dos votos. Em resposta ao incidente, o gabinete do secretário de estado de Washington orientou os eleitores a verificarem o status de seus votos online e solicitarem uma substituição caso suas cédulas não sejam encontradas.

Este episódio ocorre em um momento de tensão política nos Estados Unidos, com a proximidade das eleições presidenciais e em meio a debates sobre a confiabilidade do sistema eleitoral. As autoridades estão redobrando os esforços para garantir a segurança das urnas remanescentes e investigar a fundo os responsáveis por estes atos de vandalismo.

Esta matéria foi produzida com auxílio de inteligência artificial e finalizada por um jornalista da Itatiaia

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.