A Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, se manifestou sobre os
“A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) manifesta repúdio aos inaceitáveis atentados ao serviço essencial de transporte público e informa que, diante da situação, acionou e está em diálogo direto com o comando da Polícia Militar para que as providências necessárias sejam adotadas e a segurança dos usuários, funcionários e veículos sejam garantida em Uberlândia”, informou em nota publicada nas redes sociais.
A Settran também informou que irá substituir os veículos queimados. “A pasta esclarece, ainda, que providenciou, em alinhamento com as concessionárias, a reposição imediata dos ônibus atingidos para que não haja prejuízo a nenhuma linha em operação no sistema”, escreveu.
Em nota à Itatiaia, a Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para apurar o caso. “A perícia compareceu aos locais para realizar os serviços de praxe, uma equipe se encontra fazendo as investigações e as diligências continuam”, afirmou a corporação.
Quatro ônibus são queimados em menos de 24 horas
O último incêndio aconteceu na madrugada desta segunda-feira (14), por volta das 5h, no bairro Santa Rosa. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista contou que estava no ponto inicial da linha quando foi surpreendido por sete criminosos em quatro motocicletas.
Os suspeitos forçaram a porta com uma barra de metal, invadiram o veículo e apontaram uma arma para a cabeça do condutor. Em seguida, os autores ordenaram que ele descesse do ônibus, jogaram gasolina e atearam fogo no interior do coletivo.
Outros três incêndios aconteceram nesse domingo (13). O primeiro, ainda durante a manhã, atingiu dois ônibus no Terminal Santa Luzia, no bairro Santa Luzia. Os motoristas de coletivos estacionaram os coletivos, um ao lado do outro, e desceram. Pouco tempo depois, eles foram informados por um pedestre de que os veículos estavam pegando fogo. O Corpo de Bombeiros afirma que, inicialmente, não havia indícios de crime, mas a Polícia Civil investiga o caso.
Horas depois, por volta das 17h, os bombeiros foram acionados para combater mais um incêndio em ônibus. Segundo a corporação, quatro criminosos em duas motocicletas interceptaram o ônibus e mandaram os passageiros e motorista descerem. Eles despejaram duas vasilhas de combustível, atearam fogo no veículo e fugiram.
Antes da chegada dos militares, a própria população começou a apagar o fogo com mangueiras de jardim e extintor de incêndio. A corporação informou que realizou apenas o trabalho de rescaldo para diminuir a temperatura no interior do ônibus.