Ouvindo...

Helicóptero dos bombeiros caiu em serra com desnível de 300 metros, superior a dois edifício JK

Tragédia com aeronave dos bombeiros ocorreu nessa sexta-feira (11), durante apoio a um acidente com um monomotor que matou o piloto

Região onde aeronave dos bombeiros caiu tem desnível de 300 metros

O helicóptero Arcanjo 4, do Corpo de Bombeiros, caiu em uma região de serra com desnível de 300 metros. Para se ter uma ideia, o edifício JK, prédio residencial mais alto de Belo Horizonte, tem 130 metros de altura em 42 andares. A tragédia com a aeronave dos bombeiros ocorreu nessa sexta-feira (11), durante apoio a um acidente com um monomotor que matou o piloto.

“As buscas foram intensas em dificuldades, em um terreno muito íngreme e acidentado. Conversando com o comandante das equipes no local, ele me relatou desnível de cerca de 300 metros nessa serra. A condição climática naquele momento de busca em toda a madrugada era muito intensa. Então, isso dificultou também a busca por aeronaves, mas as nossas equipes se mantiveram em terra, firmes, inclusive com a busca por cães”, disse tenente Henrique Barcelos, porta-voz do Corpo de Bombeiros.

O tenente também explicou que a tripulação do Arcanjo 4 informou a condição ruim do tempo, durante o atendimento à ocorrência de queda de avião.

“Ao chegar lá, a aeronave informou a condição de ausência de seguridade, ausência de segurança para retorno. Essa foi a última informação que nós tivemos. A partir do momento da comunicação de emergência por esse dispositivo transmissor, rechecamos isso, com envio de equipes ao local, e prontamente todos os esforços para busca e salvamento”, explicou o porta-voz.

O helicóptero e os corpos dos seis tripulantes foram localizados neste sábado (12), após mais de 12 horas de buscas.

“A aeronave foi localizada num ponto de difícil acesso. A dificuldade é conseguir fazer a remoção desses corpos com toda a segurança, preservação máxima possível e fazer o devido encaminhamento. Tudo isso segue um procedimento também de perícia, que ocorre pela Polícia Civil também pelo Cenipa, que é o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos”, disse Barcelos.

Veja quem são as vítimas:

  • Capitão Wilker
  • Tenente Victor
  • Sargento Wellerson
  • Sargento Gabriel
  • Socorrista Rodrigo Trindade, médico
  • Socorrista Bruno Sudário, enfermeiro

Romeu Zema

Em mensagem no Twitter, o governador Romeu Zema (Novo) confirmou quem são seis vítimas, sendo quatro militares do Corpo de Bombeiros e dois socorristas, e lamentou a tragédia.

“Lamento profundamente a trágica perda dos quatro militares do Corpo de Bombeiros e de dois socorristas, vítimas de um acidente enquanto cumpriam sua nobre missão de resgate em Ouro Preto. Minha solidariedade e orações estão com os familiares e amigos nesse momento tão difícil”, escreveu o governador.

Avião

Este é o segundo acidente aéreo em menos de 24 horas na mesma região. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (11), quando o contato foi perdido com a aeronave Arcanjo 4, que realizava atendimento na região. Ao todo, 84 pessoas, entre bombeiros e demais agentes, cães de busca e aeronaves da Polícia Militar e da Força Aérea Brasileira.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.