O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH) recebe, a partir da próxima quarta-feira (2), a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”. A mostra inédita e gratuita apresenta uma coleção de fotografias do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, que registrou, entre 1993 e 1998, suas viagens pela Amazônia ao lado do ativista e líder indígena Ailton Krenak.
Além das imagens, o público poderá conferir objetos dos povos visitados e recursos de mediação e acessibilidade, como audiodescrições, pranchas táteis e objetos para manipulação, permitindo que o público tenha uma experiência inclusiva.
Exposição revela imagens inéditas de viagem de Krenak e Nakagura à Amazônia na década de 1990
Idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, a exposição tem curadoria do próprio Ailton Krenak, em um trabalho conjunto com Angela Pappiani, Eliza Otsuka e Priscyla Gomes. Segundo o pensador, a mostra traz algumas das belas imagens das viagens às aldeias e comunidades na Amazônia brasileira.
Krenak destaca que a exposição retrata “momentos de intimidade e contentamento” vividos durante suas visitas a aldeias e comunidades ribeirinhas. As viagens passaram pelos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas.
Amizade com fotógrafo japonês
Hiromi Nagakura, premiado fotógrafo japonês, trás exposição para BH
A relação entre Ailton Krenak e Hiromi Nagakura começou em uma conversa informal na sede da Aliança dos Povos da Floresta, em São Paulo, em 1993. Desde então, essa amizade se fortaleceu e se manifestou em várias obras, incluindo livros e documentários. Krenak relembra que Eliza Otsuka, intérprete de Nagakura, foi fundamental para superar as barreiras linguísticas que existiam entre eles, permitindo que suas visões se conectassem.
As indígenas Krikati e Huni Kuin, mulheres líderes culturais que participam ativamente da manutenção e difusão dos saberes ancestrais de seus povos, estarão presente na abertura da mostra, marcada para acontecer na quarta, às 19h, no CCBB-BH. Elas também vão conduzir oficinas gratuitas no decorrer do evento.
Veja a agenda de eventos
02/10
19h: Palestra Celebração do Encontro: Nagakura e Ailton
Hiromi Nagakura e Ailton Krenak relembram as viagens, 30 anos depois. Com a presença das lideranças indígenas Huni Kuin e Krikati.
03/10
15h: Oficina: A tecelagem do povo Huni Kuin – do mito à arte.
Nietta, Tximá e Maria de Fátima trazem o mito da criação da tecelagem Huni Kuin pela Aranha, demonstrando o cuidado com o algodão desde a retirada da semente até o preparo do fio, revelando os segredos do tingimento e da montagem do tear de cintura e os desenhos chamados de Kenê.
19h: Mesa de conversa: Nagakura e Ailton reencontram as mulheres da floresta e do cerrado
Hiromi Nagakura, Ailton Kreank e as lideranças se encontram para falar das primeiras viagens do fotógrafo às suas aldeias, a amizade que perdura, as mudanças na paisagem e as conquistas e retrocessos na política para os povos indígenas.
04/10
09h30h: Encontro com professores
Encontro das mulheres Krikati e Ailton Krenak com educadores, sobre o tema “A educação indígena nas aldeias Krikati”.
15h: Oficina: pintura corporal com mulheres Huni Kuin e Krikati
As tintas no corpo que canta e dança. A diversidade de formas que o urucum e o jenipapo podem assumir nos corpos indígenas, respeitando a tradição de cada povo, os mitos de origem, o legado dos ancestrais. A oficina conversa sobre o ato de pintar o corpo, preparar a tinta e celebrar nas cerimônias. As mulheres indígenas vão pintar os participantes.
Serviço:
- Exposição: Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak
- Abertura: 02 de outubro de 2024
- Visitação: até 30 de novembro de 2024
- Local: Galerias do Térreo do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG)
- Telefone: (31) 3431-9400
- Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h
- Ingressos gratuitos: disponíveis na bilheteria física ou pela
internet