Ouvindo...

Expo Favela: conheça negócios sociais e empreendimentos inovadores

Diversidade do público e palestras chamou atenção durante o evento

Exposição de Celso Moretti fez parte da Expo Favela Minas Gerais 2024

A 2ª edição da Expo Favela Minas mostrou a diversidade no empreendedorismo de Belo Horizonte. Isso ficou evidente ao observar o público, composto por pessoas que iam desde o aluno da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de 15 anos, Izaquel Batista, que celebrou as melhorias no evento em comparação com a primeira edição, à aposentada Rita Maria Clemente que, em sua primeira visita ao evento, saiu cheia de elogios.

“É a primeira vez, estou amando. Gostando muito. Acho que o ponto alto é o conhecimento. A gente passa a aprender mais e entender as coisas. Isso é bom para todo mundo”, declarou Rita Maria.

Leia também

Dignidade para Todos

Os estandes da Expo Favela foram um destaque à parte. Em um deles estava a ONG “Dignidade para Todos”, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza. “Nossa missão é introduzir e acompanhar essas pessoas no mercado de trabalho”, explica Ana Paula Vieira, assistente social, fundadora e presidente da ONG.

Ela destaca que sua iniciativa de empreender no terceiro setor surgiu de uma vivência própria.

Ana Paula Vieira e Angelina Campos da ONG “Dignidade para Todos”

Atualmente, em seu primeiro ano de atuação, a ONG tem 12 voluntários e atua em uma escola do município de Barão de Cocais, preparando 40 jovens para o mercado de trabalho. A “Dignidade para Todos” já tem parcerias com algumas empresas e visa expandir nesse sentido, para atender mais pessoas.

“A ideia é que a gente traga para a ONG a construção de governança corporativa e compliance. Buscamos também parcerias duradouras, com empresas, para ampliarmos cada vez mais a nossa capacidade de atender aos jovens”, explica Angelina Campos, consultora voluntária da “Dignidade para Todos”.

Aqua Soul

Os empreendedores Bruno Alves de Araújo e Luiz Oliveira aproveitaram a 2ª edição da Expo Favela Minas para o lançamento da atualização da marca de seu empreendimento inovador de bebidas alcoólicas: a Aqua Soul, primeira água alcoólica zero do mundo.

“Visamos a reeducação do consumo de álcool. Um consumo consciente e a ideia é difundir isso não só no Brasil, mas também no exterior”, afirma Bruno, fundador da empresa. O responsável pela iniciativa descreve a Aqua Soul como “uma bebida com um teor alcoólico para se divertir, que você bebe, se diverte, sem ressaca, dor de cabeça, mau-humor e sem inchaço corporal”.

Os empreendedores estão no mercado desde 2021, mas a ideia surgiu em 2016 pela experiência de Bruno como mixologista. Mas ele reforçou que empreender não é tarefa fácil.

Isso não impede os empreendedores, no entanto, de gerarem oportunidades. “Levamos as modalidades de areia para o Aglomerado da Serra. Com nosso investimento, conseguimos levar o futevôlei e o beach tênis para o maior aglomerado de Minas. Por isso, estamos aqui na Expo Favela, por fazer essa conexão do asfalto com a favela”, pontuou Luiz Oliveira, um dos responsáveis pela iniciativa.

Para conhecer o produto, os empreendedores estão realizando um pré-lançamento e divulgam as informações pela rede social da empresa.

Influenciadores

Além da diversidade de empreendedores e público, o evento reuniu figuras relevantes, como Dayane dos Santos, Macaé e Conceição Evaristo, e influenciadores, como os ex-BBBs Leidy Elin, Lucas Buda, Michel, Thalyta Alves e outros.

Durante sua participação no debate “De Reality à Realidade: Reinventando-se no Empreendedorismo”, a mineira, participante do BBB 24, Thalyta Alves refletiu sobre sua origem em Contagem e a participação no programa.

Thalyta Alves, mineira do BBB 24, marcou presença na Expo Favela

“Quando eu fazia faculdade, eu podia contar nos dedos pessoas que eram iguais a mim. A gente é muito mais do que três meses, ou uma semana no reality. A gente tem uma história pra contar e eu quero mulheres pretas fazendo história”, afirmou.

A atmosfera da Expo Favela Minas é definida por Michelle Chalube, analista do Sebrae Minas. “O evento é uma potência, é um movimento realmente que oportuniza esse contato entre diversos empreendedores, da favela, da comunidade, com outros empreendedores, com outras possibilidades de negócio e de capacitação. Então, é um momento efervescente para que possam estar aqui, quem está expondo, quem está participando, tendo contato”, conclui.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia