Ouvindo...

Chuva em BH? Defesa Civil fala quando deve terminar a seca histórica

A Defesa Civil indica que pode chover após cinco meses de estiagem na capital mineira; BH registra índice de umidade semelhante ao encontrado em desertos

BH pode ter chuva após cinco meses de estiagem

BH completou nesta terça-feira (17), 152 dias consecutivos sem um milímetro de chuva. A previsão do tempo da Defesa Civil para esta quarta-feira (18) traz alguma esperança depois dos 5 meses de seca.

O céu ficará parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada e rajadas de vento moderadas na parte da tarde.

A temperatura mínima prevista será de 16 °C e a máxima de 29 ºC com umidade relativa do ar mínima em torno de 35%, à tarde.

A última chuva foi registrada em abril. Belo Horizonte está tomada pelas fuligens das queimadas na região metropolitana e os moradores da capital sofrem a baixa qualidade do ar e o tempo seco. Vários incêndios são registrados por todo o estado, que assumiu a liderança com 18% do total de ocorrências no país.

Leia também

Por que BH está há tanto tempo sem chuva?

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) BH vive o segundo segundo o maior intervalo sem chuva registrado na história da cidade, ficando atrás apenas da seca de 1963, quando a capital ficou 198 dias sem precipitação.

A meteorologista Anete Fernandes explica que só chove em Minas Gerais durante o inverno quando há o avanço de frentes frias. Porém, bloqueios atmosféricos impediram que elas chegassem a grande parte do estado neste ano.

“Este ano nós tivemos uma sucessão de bloqueios atmosféricos: um centro de alta pressão em médios níveis da atmosfera, impedindo a formação de nuvens e o avanço dos sistemas frontais. Então, as frentes frias chegaram no máximo até São Paulo. Essa é a razão de tanto tempo sem chuva, não só na região metropolitana de Belo Horizonte, mas em grande parte de Minas Gerais”, afirma.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde