Os moradores de Belo Horizonte lidam com o incômodo da fumaça das queimadas da região metropolitana e do tempo seco há vários dias. Nesta quinta-feira (5), a capital amanheceu mais um dia com o céu enfumaçado, como já havia acontecido todos os dias desta semana.
Como forma de chamar atenção da população e das autoridades sobre as questões climáticas, o fotógrafo mineiro Rafael de Paulo e Silva, de 38 anos, usou a arte para protestar. O artista fez uma montagem colocando uma máscara de oxigênio na carranca do Edifício Acaiaca, no Centro de BH, considerado um dos prédios mais icônicos da capital.
A foto foi publicada no perfil de Rafael no Instagram e rapidamente viralizou nas redes sociais. “Eu confesso que não esperava que fosse viralizar como viralizou. A minha página é pequena, eu tenho poucos seguidores. A minha intenção era fazer uma brincadeira séria, chamar a atenção da galera mesmo. Mas não esperava a repercussão que teve”, disse à Itatiaia.
O fotógrafo, natural de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, conta que mora em Belo Horizonte desde 2019 e é apaixonado na cidade. A partir do amor pela arquitetura da capital mineira, ele teve a ideia de usar o Edifício Acaica para ilustrar o protesto.
Depois da ideia criada, era a hora de executar. “Lembrei que tinha tirado umas fotos da carranca e joguei ela no Photoshop. Eu embacei a foto para dar um aspecto de poeira, de poluição, e joguei uma máscara de oxigênio na carranca. Falei: ‘vamos chamar atenção, né? Se até até a carranca, a estátua, está necessitada de máscara, imagina nós, seres humanos’. O trem tá feio para a gente”, comenta.
A ideia conquistou os seguidores de Rafael e começou a circular pela internet. Vendo a repercussão da arte, ele decidiu colocar máscaras em outras estátuas de Belo Horizonte: as de Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez, que estão no Parque Municipal.
Estátuas de Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez
“Como eu estava no Parque Municipal no sábado, eu aproveitei para fotografar as estátuas. Geralmente, eu faço de um a dois posts por dia. E como eu havia feito um no dia anterior que repercutiu (a foto do Acaiaca), pensei: ‘vamos continuar nessa brincadeira. Vamos utilizar a fotografia com um pouquinho de ironia para chamar a atenção da galera. Aí peguei as fotos, coloquei a máscara novamente, e deixei o céu turvo, com uma névoa. O post chamou atenção, mas não como o outro. Mas até que muita gente curtiu e compartilhou também”, completou.
Por que BH está com o céu enfumaçado?
Se engana quem pensa que apenas os incêndios registrados na região metropolitana são o único problema. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Anete Fernandes, explica que o tempo seco e as
“Nós estamos a 139 dias consecutivos sem chuva. Então, já tem um bom tempo que a atmosfera não recebe uma limpeza, ou seja, que não tem chuva para melhorar a qualidade do ar. Associado a isso, nos últimos dias a gente teve uma elevação gradual das temperaturas. Sem chuva, com temperaturas elevadas e índices de umidade inferiores a 20%, a gente tem uma piora na qualidade do ar. O material particular em suspensão - ou seja, a poeira, a poluição, e o transporte de fumaça dos incêndios na própria capital e no entorno -, faz com que a gente tenha essa névoa seca”, disse.
A meteorologista afirma que o ar enfumaçado só deve melhorar quando chover em BH, mas
“Não há perspectiva de melhora. Se reduzir as queimadas, melhora um pouco a questão do transporte de fumaça e fuligem. Mas uma limpeza da atmosfera, só com chuva. É o único mecanismo que realmente pode melhorar a qualidade do ar de maneira expressiva. Mas, por enquanto, não há perspectiva de chuva, não só na capital, mas em todo o estado, pelo menos até meados de setembro. Então, continuaremos com essa qualidade do ar complicada enquanto a gente tiver uma chuva que possa melhorar a situação”, esclarece.