Nesta quinta-feira (5) completam-se 139 dias sem chuva na capital mineira, informou o órgão. Esse é segundo o maior intervalo sem chuva registrado na história da cidade. O recorde é de 1961, quando 198 dias sem precipitação na cidade. E o alívio ainda não tem data.
Conforme modelos climáticos do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não ha previsão de chuva para os próximos 7 a 10 dias.
Leia também:
Até lá, a fumaça pode continuar tomando conta da capital. “As chuvas ajudariam na limpeza do nosso céu. Enquanto isso, precisamos baixar o número de focos de incêndios, que já ajudaria”, disse o geógrafo e professor do curso de engenharia ambiental e sanitaria do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) Carlos Wagner Coelho.
Previsão para o dia
Conforme a Defesa Civil da cidade, a previsão indica que o dia será de céu claro, com temperatura muito elevada e tempo extremamente seco, à tarde. A temperatura mínima foi de 18,8 °C, a máxima estimada é de 35 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 10% à tarde.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.