Ouvindo...

Onda de calor e tempo seco: BH registra máxima de 34,6° C e umidade mínima de 12%

Capital mineira não registra chuvas há 137 dias, segundo maior intervalo de seca na história da cidade

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte inicia setembro em onde de calor com e tempo seco

Na tarde desta terça-feira (3), Belo Horizonte registrou 34,6 ºC, às 14h55, e umidade relativa do ar de 12%, entre 14h50 e 15h05. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil de BH e medidos na Estação da Prefeitura instalada na Cidade Administrativa.

Em previsão do tempo divulgado na manhã, a Defesa Civil estimou que a umidade relativa mínima do ar poderia chegar a 10% durante a tarde, o que não se concretizou. Além disso, foi previsto que temperatura máxima poderia chegar a 34 °C.

O tempo seco é motivo de preocupação na capital mineira, pois não chove há 137 dias na cidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse é segundo o maior intervalo sem chuva registrado na história da cidade. O recorde é de 1961, quando 198 dias sem chover em Belo Horizonte.

Leia também

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (4), o dia será de céu claro, com temperatura diurna elevada e baixa umidade do ar, à tarde. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 15 °C e a máxima de 34 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 10%, à tarde.

Recomendações da Defesa Civil

  • Hidrate-se;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h;
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar;
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados;
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas;
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.