Ouvindo...

Previsão do tempo: com nova onda de calor, cidades mineiras podem registrar até 38,2 °C; confira

De acordo com o Inmet, apenas na sexta-feira (6) o calor deve dar uma trégua; comunicado chama atenção para a possibilidade de temperaturas 5 °C acima da média

Nova onda de calor deve atingir boa parte do Brasil e Minas Gerais.

Nesta terça-feira (3) o tempo continua seco em boa parte de Minas Gerais e também em Belo Horizonte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), setembro inicia com a onda de calor em grande parte do país, incluindo o Centro-Sul e Oeste mineiro. Entretanto, em todo o estado as temperaturas estarão elevadas e os índices de umidade críticos, principalmente à tarde.

Devido à nova onda de calor, ao menos 17 capitais devem ter máximas acima dos 30°. O comunicado chama atenção para a possibilidade de temperaturas 5 °C acima. Na próxima sexta-feira (6), a intensificação do fluxo de umidade de origem oceânica tende a aumentar a nebulosidade no Centro-Leste do estado, reduzindo um pouco o calorão e melhorando sutilmente os índices de umidade. Não há perspectiva de chuva para nenhuma região mineira pelo menos até meados do mês.

Com a expectativa de altas temperaturas para os próximos dias, a umidade relativa do ar deve seguir baixa em boa parte do país. Ainda conforme o Inmet, em toda a região central do Brasil a umidade deve ficar entre 30% e 20%, níveis considerados preocupantes.

Em Divinópolis, no Centro-Oste mineiro, o céu deve ficar claro com névoa seca. A máxima pode chegar aos 33,6 °C.
Já em Governador Valadares, na região do Rio Doce, os termômetros podem chegar aos 35,2 °C.
São Romão, deve bater o recorde. Localizado no Norte de Minas, a temperatura deve chegar aos 38,2 °C.

Leia também

Belo Horizonte sem chuva

Na capital mineira não chove há 137 dias, segundo o Inmet. A última vez em que choveu na cidade, foi no dia 19/04. Dentro os maiores intervalos de dias consecutivos sem chuva em BH, o recorde aconteceu em 1961, no qual ficou 198 dias sem chuva.

A capital mineira enfrenta um cenário crítico com a baixa umidade do ar e o aumento de queimadas. O estado de Minas Gerais registrou 2.488 focos de incêndio em áreas de vegetação somente em agosto. Foi o pior resultado para o mês desde 2011. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Foi o 3º pior agosto desde o início da série histórica, em 1998. Ao longo dos últimos 26 anos, a média de queimadas no estado fica na casa dos 1,5 mil registros nos meses de agosto.

Nas comparações diretas com julho deste ano e com agosto do ano passado, os casos de incêndio em vegetação mais que dobraram. Foram 1.208 em julho e 1.029 em agosto de 2023.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.