Belo Horizonte completa nesta sexta-feira (16) 120 dias sem chuva. Conforme a Defesa Civil da capital mineira, a última chuva na cidade ocorreu em 18 de abril. Quem tem esperança de um refresco nos próximos terá que aguardar um pouco mais. Pelo menos é o que aponta o professor de geografia e cientista do clima, Lucas Oliver.
Leia também:
“A estação seca vai de abril até setembro e a chuvosa de outubro a março. Então, a gente não tem nenhuma previsão de chuva em agosto. E mesmo que possa vir a ter no fim de agosto, seria uma chuva rápida assim, mas, sinceramente, não acredito que vai ter. O mais provável é que a partir da última semana de setembro, quando começa a Primavera, é que venham as primeiras chuvas”, disse Lucas, que cita a influência do La Niña na capital mineira.
“A gente está começando neste ano o La Niña, que para Belo Horizonte traz mais chuva que a média. Então, os modelos climáticos que fazem previsão para os próximos meses indicam que, a partir de outubro, a gente tenha chuva acima da média, mas (os modelos) não indicam quando vai começar a chuva”, ressalta, que completa.
“Por agora, não há nenhuma previsão de chuva. Essa segunda quinzena de agosto até outubro é aquela época do ano do fim da seca, muita fumaça, muitas queimadas e baixa umidade do ar. E outubro, a gente volta a ter novamente a estação das chuvas. E elas voltam com força para apagar queimadas, melhorar a umidade do ar e encher os reservatórios novamente”, concluiu.