Ainda não há previsão para a reabertura do Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, que está pegando fogo desde o fim de semana. Um levantamento parcial, dessa terça-feira (20), aponta que a área queimada passa de 400 hectares, o que equivalente a 400 campos de futebol.
Cerca de 30 brigadistas atuam no combate às chamas. “Vencer obstáculos do terreno foi um dos maiores desafios. As localidades apresentam uma geografia muito acidentada e, às vezes, uma duração elevada para as equipes chegarem a um ponto crítico de combate”, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o tenente Henrique Barcellos.
Por isso,
“Outro desafio que temos desempenhado com exito é à proteção das comunidades que ficam próximas como Serra Morena, Mãe D'água”, acrescentou.
As unidades de conservação do estado estão sendo monitoradas no estado em meio ao tempo seco e o risco de incêndios. “Na tarde de ontem (20), sete unidades estavam atendendo ocorrências. Porém, todas elas com o empenho dos bombeiros. A situação sob controle”, acrescentou.