Na próxima quinta-feira (15) é celebrado o dia de Assunção de Nossa Senhora e, em Belo Horizonte é feriado municipal. A data celebrada pela religião católica é um dos quatro dogmas marianos e representa o momento em que Maria, mãe de Jesus Cristo, morre e ascende ao céu ‘de corpo e alma’.
- Leia mais: Feriado de Assunção de Nossa Senhora: lojas vão abrir em Belo Horizonte na quinta-feira (15)?
Mas, afinal, o que a data tem a ver com Belo Horizonte? Conforme o Padre Samuel Fidelis, todas as memórias de Maria que não possuem data estabelecida no calendário são celebradas no dia de Assunção de Nossa Senhora. A padroeira da capital mineira é Nossa Senhora da Boa Viagem, e, como não existe um dia específico para esse título, ela é celebrada no dia 15 de agosto.
Como Nossa Senhora da Boa Viagem se tornou a padroeira de BH?
“Na constituição do arraial Curral Del Rey [povoado demolido para a construção de Belo Horizonte], os primeiros habitantes e exploradores da região eram devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem e traziam consigo a imagem da santa para protegê-los. Em um momento, foi criada uma capela que tinha a imagem Nossa Senhora da Boa Viagem e as pessoas passavam por ela para serem abençoadas antes viajarem”, explica Fidelis.
Dessa forma, Nossa Senhora da Boa Viagem foi declarada como padroeira da cidade. Padre Samuel Fidelis explica que essa primeira capela já não existe mais, no lugar dela foi construída outra igreja em estilo barroco voltada para divindade. Contudo, essa segunda construção também foi demolida para a construção da atual Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem.
“Um fato interessante é que, no fundo do altar da Igreja de ainda tem um pedaço do altar com estilo barroco da segunda igreja. Outras partes dele podem ser encontradas nas igrejas matrizes de Contagem e de Ibirité", comenta.
Neste ano, o prefeito de Belo Horizonte, sancionou uma lei que determinou a Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da capital.
Dia da Juventude
Também no dia 15 de agosto, na Basílica Nossa Senhora de Piedade, em Caeté, é celebrado pela comunidade o Dia da Peregrinação da Juventude no local. Na data, o santuário recebe jovens para celebrar o milagre em que uma jovem muda, após receber uma vista de Nossa Senhora, passou a falar.