O trânsito no sentido Centro da Via Expressa foi liberado por volta das 11h45 desta segunda-feira (1º), quase oito horas após o acidente com um caminhão-tanque que espalhou sete mil litros de combustível nas pistas.
O sentido Contagem da Via Expressa continua fechado, sem previsão para ser liberado. O tenente Henrique Barcelos, explicou à Itatiaia que depois de encerrado o trabalho do Corpo de Bombeiros, órgãos ambientais e a Polícia Civil vão avaliar a liberação das pistas. Por isso, a Via Expressa pode continuar bloqueada por horas.
15 mil litros
O caminhão-tanque transportava 15 mil litros de combustível (Diesel S10, Gasolina e Etanol), dos quais 7 mil litros vazaram. Três viaturas e 12 militares do Corpo de Bombeiros trabalham na ocorrência.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um erro no GPS pode ter causado o acidente. Isso porque ele indicou ao motorista a entrada de uma garagem de um prédio no bairro Coração Eucarístico como se fosse rua, o condutor entrou, desceu o local que termina um lote e caiu na Via Expressa, perto da sede do Samu. O motorista passava pelas ruas Dom Joaquim Silvério e Dom João Pimenta, por volta das 4h. O motorista teve ferimentos leves.
Depois de cair do barranco, o tanque se desprendeu da cabine e o combustível se espalhou pela Via Expressa. Havia risco de explosão e, por isso, os dois sentidos da Via Expressa foram fechados. Inicialmente, equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam para eliminar a possibilidade de explosão. Em seguida, uma equipe iniciou o transbordo de parte da carga. Não previsão para liberação das pistas.