Ouvindo...

Times

Vídeo mostra traficantes invadindo bairro São Mateus em busca de rivais em Contagem

PM foi acionada, identificou os criminosos, mas não conseguiu encontrar os responsáveis pelos tiros

Moradores do bairro São Mateus, em Contagem, na Grande BH, testemunharam, nessa quinta-feira (14), mais um episódio da guerra entre gangues do tráfico na região, no limite com a Pampulha, em Belo Horizonte.

Um vídeo mostra suspeitos armados em ruas do bairro São Mateus, ameaçando criminosos rivais. É possível ouvir dois disparos. “Bota a cara”, diz um suspeito. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO) registrado pela Polícia Militar (PM), os tiros foram para o alto. A Itatiaia teve acesso ao vídeo completo, mas, por questão se segurança, mostra apenas um pequeno trecho. CLIQUE E ASSISTA!

A PM foi acionada, identificou os criminosos, mas não conseguiu encontrar os responsáveis pelos tiros.

Os homens que aparecem no vídeo seriam integrantes da gangue Tropa do Saci, atuante no bairro Estrela Dalva, que tem ligações ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa de São Paulo. Conforme apuração da Itatiaia, eles foram ao São Mateus a procura por traficantes da gangue rival, que são ligados ao Comando Vermelho, facção criminosa do Rio de Janeiro.

Leia também

O conflito entre essas gangues rivais da região de limite entre Contagem e a Pampulha, em BH, já resultou em vários assassinatos, inclusive de inocentes. Uma outra gangue também está envolvida, a Tropa do Shido, que atua nos bairros Confisco, em Contagem, e Urca, em Belo Horizonte, é aliada aos traficantes do São Mateus, ligada ao Comando Vermelho e, portanto, inimiga dos traficantes do Estrela Dalva, ligados ao PCC.

Um dos episódios recentes mais violentos aconteceu no último dia 15 de maio, quando três pessoas foram assassinadas e duas ficaram feridas. Um adolescente de 16 anos foi executado com vários tiros na cabeça dentro de casa, no bairro Arvoredo em Contagem. A mãe dele, ao tentar protegê-lo, foi baleada. O rapaz vendia bala no sinal, mas teria sido jurado de morte por ser amigo de traficantes de uma área rival. Cerca de duas horas depois, e a menos de um quilômetro de distância, dois homens com várias passagens pela polícia foram assassinados, e um terceiro foi baleado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais