Estacionar carros e motos em vias no entorno do Minas Shopping, na região Nordeste de Belo Horizonte, têm sido um tormento para algumas pessoas. Isso porque os furtos e roubos são constantes na área, conforme uma denúncia feita à Itatiaia e confirmada pela Polícia Civil de Minas Gerais.
Em um dos casos investigados pela corporação, a vítima teve a motocicleta furtada duas vezes. Na primeira, o veículo estava estacionado em uma rua atrás do shopping quando foi levada. Meses depois, com medo de um novo furto, o motorista decidiu parar o carro dentro do estacionamento do shopping. Quando voltou, teve uma surpresa. A outra moto também havia sido levada.
“A motocicleta foi encontrada. Eu fui lá no pátio e, dessa vez, eles ficaram mais tempo com a motocicleta. Então, estouraram a ignição, arrancaram o banco, estouraram o baú e levaram tudo o que tinha lá: capacete, luvas, kit de ferramentas. Parece que fizeram trilha com a moto ou algo do tipo com ela. Ela estava bem suja e arranhada”, contou a vítima, que não será identificada nesta reportagem.
O motociclista conta que, ao tentar entrar em contato com a empresa responsável pelo estacionamento, foi informado que eles não eram responsáveis pelo furto ou pelos danos à motocicleta.
“A concessionária avaliou a extensão dos danos e eu sempre mantendo contato com a empresa do estacionamento. Eu já tinha os informado que a motocicleta havia sido encontrada e sempre recebia mensagens dizendo: ‘A ocorrência está sendo avaliada’. Para a minha surpresa, eu recebi um comunicado de que era uma ocorrência sem procedência. Pela análise que a empresa fez, eles identificaram que a reclamação não procederia. Assim, é inacreditável”, reclamou.
A vítima ainda comentou sobre a sensação de insegurança no entrono do shopping.
“Já aconteceu duas vezes, infelizmente. Todo mundo sabe que ali é um local que acontece isso com frequência, que é um local com um alto índice de furto e roubo. E continua acontecendo. Não existe uma providência sendo tomada para mitigar isso. Aí, você opta por tentar proteger o seu bem, paga por um serviço para manter a motocicleta dentro do estacionamento e ela é furtada. É de ficar indignado. Eu já desisti. Eu vou vender essa motocicleta. Ainda tive que ouvir da empresa que me cobrou um serviço de estacionamento e eu paguei que eles não são responsáveis”, desabafou.
O que diz o Minas Shopping
Em nota, o centro comercial disse que tomou o conhecimento do fato e argumentou que a mensagem enviada ao cliente era automática. O Minas Shopping reitera que o caso não foi encerrado e que acompanha o andamento em outras esferas de avaliação da empresa, sem dar um prazo para uma solução.
Lei assegura que cliente seja ressarcido, explica advogado
A Itatiaia conversou com um especialista em direito civil, o advogado Renato Sette, do escritório Silva Freire Advogados, para entender quais são os direitos da vítima em casos como esse. Segundo ele, a lei assegura o ressarcimento ao cliente do estacionamento.
“O estabelecimento, seja comercial ou um empreendedor que ofereça o serviço de estacionamento, ele está prestando um serviço. Então, a partir do momento que há uma prestação de serviço, ele tem sim a responsabilidade sobre a guarda e vigilância dos veículos que estão estacionados naquele local. No direito, a gente chama isso de responsabilidade objetiva. Ou seja, é uma responsabilidade que independe de culpa ou dolo. Ou seja, esse estabelecimento responde sim ao cliente pela reparação do dano ou do furto ao veículo, independentemente se esse estacionamento é pago ou gratuito”, explicou Sette.
Em nota, a Polícia Civil pede para que vítimas de roubos ou furtos de carros nas imediações do Minas Shopping façam o boletim de ocorrência. Até o momento, nenhum suspeito dos crimes ocorridos nos últimos meses na região foi preso.