Ouvindo...

BH tem alerta de onda de calor renovado; veja até quando

Defesa Civil emitiu um comunicado até a próxima segunda-feira (20)

Vista do bairro Serra, na região centro-sul de Belo Horizonte

Não acabou! a Defesa Civil emitiu, na manhã desta quinta-feira (16), um novo alerta de onda de calor para Belo Horizonte.

Segundo o órgão, a atuação da massa de ar seco e quente provoca baixa umidade do ar e registros de temperaturas superiores a 30 °C, principalmente, no período da tarde até segunda-feira (20).

A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 30%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Confira as recomendações

  • Hidrate-se;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.

Em Minas

Quinta-feira (16) segue com tempo estável e redução do calor em Minas Gerais. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade oceânica deve aumentar a nebulosidade no centro-leste do estado. Pode até chover fraco no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

No restante do estado, o clima fica mais ameno, com céu nublado a parcialmente nublado. Contudo, as temperaturas máximas permanecem acima da média, porém não tão elevadas quanto nos dias anteriores. Os termômetros devem marcar 35 °C no Noroeste e no Norte.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.