A Polícia Militar de Minas Gerais vai enviar 35 agentes e vários veículos para apoiar as ações de resgate e policiamento no Rio Grande do Sul, estado castigado pelas fortes chuvas e enchentes nos últimos dias. Além da PMMG, o Corpo de Bombeiros e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já mandaram equipes para o Sul do Brasil. A tragédia já matou 90 pessoas, deixou quase 130 mil desalojados e mais de 130 desaparecidos (veja como ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul no fim da matéria).
Serão 22 militares do Batalhão de Choque e mais 13 da Polícia Militar do Meio Ambiente enviados para o Rio Grande do Sul, junto com viaturas, barcos e equipamentos que vão apoiar as forças de segurança locais em ações de resgate e policiamento nas cidades atingidas pela água.
O Corpo de Bombeiros
Temporal no RS
As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari.
O Rio Grande do Sul decretou
A
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.