Ouvindo...

Moradores aguardam parecer de engenheiros após prédio apresentar danos em Montes Claros (MG)

Em novembro, a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros vistoriaram uma obra feita pela construtora para retirada de solo; na época, nenhuma irregularidade foi encontrada

Empresa afirma que edifício não corre risco de desabar

Moradores e vizinhos de um edifício de 18 andares, localizado à rua Cassimiro de Abreu, bairro São Luiz, em Montes Claros, no Norte de Minas, seguem apreensivos para saber o que causou os danos em um dos pilares da estrutura, com a queda de placas de porcelanato no 4° piso na tarde dessa segunda-feira (8). Eles aguardam, inclusive, respostas para saber se, e quando, poderão voltar para casa.

O prédio de alto padrão, inaugurado há dois anos, foi evacuado pela Defesa Civil Municipal e o Corpo De Bombeiros assim que as trincas surgiram, de repente , nas paredes e em meio a um estrondo, seguido de um tremor, ontem, por volta das 14h30. É possível ver os tijolos e parte da armação de metal e sinais de rompimentos de algumas barras.

Por precaução e segurança, foi realizado o isolamento da área no entorno em um raio de 60 metros, inclusive com o fechamento de ruas e avenidas importantes do bairro. Os bombeiros também esvaziaram a caixa d’água e a reserva técnica de incêndio do prédio para diminuir o peso, totalizando 50 mil litros de água.

O Coronel Júlio César Tóffoli, Comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros, explicou as medidas adotadas. “Chegando no local, constatamos que houve um deslocamento no pilar de sustentação. Com isso, o prédio e a vizinhança foram evacuados. Os bombeiros, a Defesa Civil e a empresa responsável pela construção fizeram uma reunião para definir as ações sendo definido que a medida mais acertada seria um escoramento para estabilização da estrutura até que o engenheiro calculista chegasse em Montes Claros para traçarmos as novas ações”, disse.

Em comunicado, a Turano Construtora informou que não há risco de desabamento do Edifício Roma, que está providenciando o escoramento do prédio e encaminhando os moradores para um hotel. A empresa disse, também, que vai assumir os custos de hospedagem.

Vistoria

Em 24 de novembro do ano passado, a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros vistoriaram uma obra feita pela construtora para retirada de solo ao redor de três pilares da garagem para instalação de sistema de proteção de descargas atmosféricas.

Segundo o laudo, após a retirada do solo, os engenheiros escolheram fazer a concretagem para evitar a vibração do edifício com a compactação e, à época, nenhuma irregularidade foi encontrada no local.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.