Ouvindo...

Vídeo: Idosa de 80 anos é acusada de maus tratos contra papagaio de 40 anos

O papagaio sobreviveu a agressão, que aconteceu no último sábado (30), em Itabirito (MG)

Um vídeo mostra a idosa de Itabirito (MG) arremessando a gaiola do papagaio de 40 anos contra o chão várias vezes.

Uma idosa foi acusada de maus-tratos contra um papagaio de 40 anos, em Itabirito (MG), na região central de Minas. Um vídeo mostra a senhora arremessando a gaiola do animal contra o chão várias vezes. A gravação teria sido feita pela sua filha, segundo a Polícia Civil.

O papagaio sobreviveu a agressão, que aconteceu no último sábado (30). Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O), os policiais foram até a residência nesta segunda-feira (1) e encontraram o animal com uma “asa caída e penas fora de posição”.

A veterinária Carla Sassi, do gabinete do deputado federal Fred Costa (PRD-MG), disse que o papagaio sofreu luxação nas duas asas e que foi “muita sorte” ter sobrevivido aos maus-tratos.

Leia também

Em depoimento a Polícia Civil (PCMG), a idosa alegou ter agredido o papagaio durante a uma discussão entre seus filhos. Ela disse que o encontrou ainda filhote e o mantém sob sua guarda desde então, negando qualquer outro ato de violência anterior.

O papagaio foi deixado para verificação de lesões e tratamento em uma clínica veterinária, onde será emitido um laudo sob as suas condições de saúde que devem ajudar o trabalho da investigação.

O Código Penal Brasileiro estabelece que, nos casos de maus-tratos a animais, a pena pode variar de 2 a 5 anos de reclusão, multa e a proibição da guarda.

Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode aumentar em até 1/3.

A lei pune o abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais, sejam eles silvestres, domésticos, nativos ou exóticos.

*

Participe dos canais da Itatiaia:

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.