Ouvindo...

Times

Como será o outono? Veja o que diz a meteorologia sobre a estação

Estação, marcada pela transição do tempo quente e úmido para frio e seco, será marcada pela diminuição das chuvas, mas com temperaturas ainda acima da média

Desde às 0h06 desta quarta-feira (20), já é outono no Hemisfério Sul. A estação, marcada pela transição do tempo quente e úmido para frio e seco, será marcada pela diminuição das chuvas, mas com temperaturas ainda acima da média para esse período do ano, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a chegada do outono, a região Central do Brasil, incluindo Minas Gerais, segundo Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet. Em função do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e causa elevação nas temperaturas, os termômetros devem ficar acima da média, mas não da mesma forma que foi durante o verão, com as ondas de calor. Apesar disso, pelo menos até domingo (24), as chuvas continuam em todo o estado, principalmente em função de uma frente fria.

Leia também

“A condição até o próximo domingo deve ser de instabilidade, com chuvas principalmente na Zona da Mata Mineira, na região Sul do estado e até mesmo na região Central, em função de uma frente fria. A primeira frente fria do período de outono vai vir da região Sul do Brasil, atingir o litoral do sudeste brasileiro e reforçar essas instabilidades causando chuvas, aumento de nebulosidade e a temperatura tende a diminuir nos próximos dias”, afirmou.

As chuvas, no entanto, devem se manter somente no início da estação e devem diminuir ao longo do tempo. As temperaturas podem diminuir também, mas não tanto quanto nos outros anos.

“À medida que nós vamos avançando no período de outono, as chuvas vão diminuindo como um todo. [...] A tendência é que teremos no trimestre abril, maio e junho temperaturas mais elevadas em relação à média, principalmente nas regiões Central, incluindo o Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste do país. No Sul é um pouco diferente, com tendência de um período de outono com chuvas acima da média e temperaturas abaixo”, finalizou.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.
Leia mais