Está preso em Ubá, na Zona da Mata Mineira, homem suspeito de participar de um latrocínio tentado contra um policial militar no dia 11 de abril deste ano. A prisão, realizada na manhã desta sexta-feira, foi feita pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, durante a Operação Filhos de Minas que cumpriu mandado de prisão preventiva contra o investigado.
Conforme o Gaeco, após intenso trabalho investigativo que contou com a colaboração da Delegacia de Furtos e Roubos de Ubá, o indivíduo foi preso preventivamente e denunciado pela prática dos delitos.
Segundo o promotor de Justiça Breno Costa da Silva Coelho, coordenador do Gaeco da Zona da Mata, “atentar contra a integridade física e a vida de um policial, que, sob permanente risco, atua diuturnamente e incessantemente para garantir a segurança da população, movido pela sublime vocação ao sacrifício, revela conduta censurável, merecendo uma eficaz, equilibrada e contundente ação do Estado”, destaca.
Os crimes
Segundo apurado, no dia 11 de abril de 2022, na rodovia que liga os municípios de Ubá e Visconde do Rio Branco, os suspeitos se depararam com duas pessoas, uma delas policial militar, em suas respectivas motocicletas. Logo em seguida os supostos criminosos anunciaram o assalto. O policial reagiu e houve troca de tiros. Um dos assaltantes foi baleado e faleceu no local.
Ainda segundo as investigações, durante a troca de tiros o policial também foi alvejado, tendo sido atingido gravemente em seu abdome e nas mãos, provocando-lhe, inclusive, fraturas expostas. O policial foi socorrido e passou por uma cirurgia de emergência, que salvou sua vida.
As investigações prosseguem a fim de se apurar o envolvimento de, pelo menos, outros dois indivíduos nos crimes violentos.