O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu, nesta quinta-feira (9), a liminar que
A decisão do desembargador Oliveira Firmo reverte a ordem do juiz Leonardo Guimarães Moreira, da comarca de Pedro Leopoldo, que na última terça-feira (7) concedeu uma decisão liminar que suspendia a exploração de bois e touros durante o rodeio. A proibição da utilização de cavalos em provas está mantida.
Além das provas com os animais, o evento contará com apresentações musicais com artistas conhecidos do público brasileiro, como os sertanejos João Neto & Frederico, Clayton & Henrique & Juliano e Israel & Rodolffo, e dos DJs Alok, Bárbara Labres e Dennis DJ.
Entenda o caso
Na última terça-feira, o juiz Leonardo Guimarães Moreira, através de uma decisão liminar, suspendeu os espetáculos com animais no Pedro Leopoldo Rodeio Show.
O magistrado entendeu que a exploração de cavalos, bois e touros durante o evento causa sofrimento a eles.
Já o desembargador Oliveira Firmo afirmou que vê “o rodeio como manifestação cultural (patrimônio imaterial) e regulamentam a prática, tenho por inviável coibir sua realização de forma abstrata, sobretudo em sede liminar em processo judicial”.
Firmo também destacou que a realização do evento não exime o agravado de observar as normas que visam evitar os maus-tratos aos animais, com as que exigem que as cintas, cilhas e as barrigueiras sejam confeccionadas em lã natural com dimensões adequadas para garantir o conforto dos animais, além do veto ao uso de esporas com rosetas.