Ouvindo...

Em Itajubá, Zema admite que PM precisa de maior efetivo policial

Governador afirmou que ataques do chamado ‘Novo Cangaço’ tiveram queda significativa nos últimos anos

Governador Romeu Zema

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta sexta-feira (24), em visita a Itajubá, no Sul de Minas, que o governo detectou a necessidade de aumentar o efetivo policial no estado após aposentadoria de servidores das forças de segurança.

“Temos um plano para estarmos recuperando parte do efetivo, muitos se aposentaram nos últimos anos, para que possamos em algumas regiões do estado, onde ainda há uma deficiência, estar solucionando o problema”, afirmou o governador.

Zema elogiou o trabalho das forças de segurança e citou que ataques de criminosos, como o que aconteceu em Itajubá na noite de quarta-feira (22), tiveram queda nos últimos anos, mas ainda são uma preocupação do estado.

“Quero ressaltar que a Polícia Militar, junto com a Polícia Civil, produz hoje o estado mais seguro do Brasil em questão de crimes violentos, de acordo com o Ministério da Justiça. Também temos a polícia menos letal do Brasil, que só perde para o Distrito Federal, que não é um estado. Temos assistido a uma queda desse tipo de ocorrência, como essa que aconteceu em Itajubá. Há cinco anos nós tivemos em Minas Gerais 256 ocorrências dessa natureza, no ano passado tivemos cinco. E esse ano é a primeira ocorrência que estamos tendo no estado”, afirmou Zema.

O governador disse ainda que a atuação da inteligência das forças de segurança é essencial para evitar ações de quadrilhas especializadas em assaltos a agências bancárias, prática conhecida como Novo Cangaço.

“Viemos acompanhar de perto o que aconteceu para que possamos aprimorar ainda mais. Vi que o próprio quartel da polícia foi atacado. O estado tem investido muito na questão da inteligência. O ideal é que esse tipo de ocorrência seja detectado antes que ele se desdobre em um ato real e os criminosos sejam capturados”, disse.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.