Ouvindo...

‘Tinha que andar era de barco’, diz vendedor sobre chuva em BH

Fortes chuvas atingiram a capital mineira e, no Centro, algumas lojas foram tomadas pela enxurrada

Chuva invadiu lojas no Centro de BH

O temporal que atingiu Belo Horizonte nesta quinta-feira (7) causou transtornos para comerciantes no Centro de Belo Horizonte. Na rua dos Goitacazes, quase esquina com a avenida Amazonas, a água chegou a invadir algumas lojas.

‘Nós tínhamos que andar era de barco de tanta água que tinha aqui, tanto na rua, como na loja. A água subiu muito rápido. As bocas de lobo aqui são uma vergonha, todas entupidas. A drenagem nessa rua é muito mal feita’, contou um vendedor de uma loja da região à Itatiaia.

Leia também

Os funcionários da loja levaram cerca de uma hora para limpar a loja após o alagamento. Felizmente, nenhum objeto do comércio foi levado pela água da chuva.

O comerciante contou que trabalha no local há um ano e já teve problemas com chuva na loja. ‘Comigo já é a segunda vez que acontece isso. Vou te falar a verdade: Belo Horizonte não é uma cidade programada para chuva, porque toda vez que chove é isso. É uma vergonha’, concluiu.

BH embaixo d'água

Vários outros pontos de BH registraram alagamento durante o temporal. Vídeos cedidos à Itatiaia mostram carros boiando em ruas dos bairros Cidade Jardim e Concórdia, além de uma forte enxurrada que quase empurrou um carro estacionado em um morro.

O grande acúmulo de água no encontro da rua Joaquim Murtinho com a avenida Prudente de Morais fez pelo menos dois carros boiarem e obrigou um motociclista e a garupa empurrarem uma moto. Já na rua Ponte Nova, no bairro Concórdia, um carro e vários sacos de lixo ficaram boiando por causa do nível da água. Veja o vídeo:

Recomendações durante a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.